11ª Edição da Primavera do Teatro / 9ª Edição do Maia ao Palco

21 a 27 de Março 2017

Com esta Mostra a Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art'Imagem pretendem valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o mérito cultural das associações do município, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na principal sala do concelho, incentivar o intercâmbio entre as várias coletividades, contribuindo para um melhor conhecimento entre participantes.


A Maia ao Palco é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade das peças e a escolha de novos repertórios, fomentar o espírito crítico e abrir canais de debate entre os artistas amadores, seus associados e os espetadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do Concelho da Maia.


Programação

21 de Março

15h00 - Auditório da Quinta da Caverneira

O Cinema vai ao Teatro

Uma Vida Normal 

de Joaquim Leitão

108 Minutos I M/16


Miguel (Joaquim de Almeida) tem 40 anos e os problemas de costume. Talvez um pouco mais que o costume... Está separado da mulher e envolvido com uma amamte que só lhe dá chatices. Não tem tempo para estar com o filho. Está cheio de problemas no emprego e com a conta bancária a zero. Bebe demais, fuma vários maços por dia, toma comprimidos para dormir e outros para acordar. E o seu corpo começa a reagir mal a uma vida de abusos. Em resumo, a sua vida está a ir por água abaixo. Mas, num último assomo de energia decide mudar. No fundo, pensa ele, tudo o que quer é uma vida normal. Infelizmente, não há nada mais difícil no mundo...


Realização e Argumento: Joaquim Leitão Produtor: Tino Navarro Música: António Emiliano Elenco: Joaquim de Almeida, Maria Barranco, Anamar, Margarida Marinho, Vitor Norte, Marcos Rodrigues, Alina Vaz, Luís Filipe Rocha, Maria Emilia Correia, António Rama, António Caldeira Pires, Jorge Pinto, Francisco Serrão, Pedro Wilson, Orlando Costa

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

O Último a Saber

Sancti Martini - Associação JB Juventude Barcarense

90 Minutos I M/12


O ardiloso marido, desconfiado da fidelidade da sua esposa, contrata os serviços de um habilidoso detective. Este dedica-se ao caso e fornece ao seu cliente informações bastante convincentes. No entanto o mistério só ficará clarificado no final. Quem será o último a saber?


Autor : Jomar Magalhães Encenação e Técnica: Sancti Martini Intérpretes: Daniel Monteiro, Romeu Correia, Carina Pereira

22 de Março

15h30 - Auditório da Quinta da Caverneira

Aula Aberta

Oficina de Teatro da Maia

Teatro Art’Imagem

120 Minutos I M/4


A Oficina de Teatro da Maia é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art'Imagem.
Esta aula aberta pretende nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro oferecer uma experiência teatral conjunta entre formandos séniores da Oficina com pessoas de todas as idades.


Formador: Flávio Hamilton

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Histórias Mínimas 

Oficina de Teatro Sénior - Teatro Art'Imagem

90 Minutos I M/12


Das Histórias Mínimas já muito se disse. As suas estórias têm sido livadas à cena por uma variedade muito grande de grupos de testro de todo o mundo. Delas ressaltam a poesia e o senso distorcido, escondido na bruma quotidiana de homens e mulheres, pensamentos que a mais das vezes ficam no segredo do imaginário de cada ser. Javier Tomeo, com a mestria que lhe é reconhecida, escava o fundo desse sentir, transforma-o em arte. E o género humano revela se, talvez, mais completo ao revés, Porque verso e reverso clarificam melhor o Verso.


Encenação: Flávio Hamilton Direção: Flávio Hamilton e Pedro Carvalho Elenco: Álvaro Fereira, Angelino Silva, Ermelinda Fernandes, Isabel Brito, João Morais, Laura Lino, Luísa Castro, Maria de Lurdes Ferrreira, Maria José Carvalho, Margarida Amado, Marília Teixeira, Rosalina Santos.

23 de Março

15h00 - Auditório da Quinta da Caverneira

O Cinema vai ao Teatro

Esquece tudo o que te disse

de António Ferreira

118 Minutos I M/12


Esta é a história de uma família. Os pais, a filha (e o seu namorado), o avô (e a criada). Uma histária de amores, ódios, separações e reencontros. Felizbela (Custódia Galego) ama de forma descontrolada e possessova o seu marido, cercando-o com uma mistura explosica de paixão e ciúme, que fatalmente acabará em ódio. E para conservar a sua atenção não olha a meios, sofrendo e humilhandodo-se para reconquistar o seu amor.
Mas Messias (António Capelo) já pouco consegue fazer para esconder um certo desencanto pela vida e um desprezo inconfesso pela mulher.
E um dia, Bárbara (Amélia Corôa), sobrinha de felizbela, jovem frágil e revoltada, irrompe nesta família e desequilibra tudo: a prima, a tia, e sobretudo Messias, que finelmente se deixará levar pelas emoções...
Mas Felizbela não se conforma e tudo fará para se salvar a sua família.


Realização: António Ferreira Argumento: António Ferreira e César Santos Silva Produtor: Paulo Branco Elenco: Custódia Galego, António Capelo, Amélia Corôa, Fernando Taborda, Alexandre Pinto, Cleia Almeida, Alexandra Rosa, Jorge Piña, Estrela Novais, João Cabral, Lucinda Loureiro, José Diogo, Luís Pavão, Margarida Lopes, Dorte Schneider

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Farsa de Inês Pereira  

Que Cena - Agrupamento de Escolas de Águas Santas

50 Minutos I M/6


Inês Pereira tendo como mote um ditado popular, "mais vale asno que me leve que cavalo que me derrube", a farsa de Inês Pereira é uma crítica à sociedade da época de Gil Vicente. Inês Pereira idealiza um noivo, moço fidalgo, bem educado, cavalheiro, que saiba cantar e dançar. Por isso rejeita Pêro Marques, homem rico e bem-intencionado, mas demasiado boçal, e casa com Brás da Mata, sedutor e pelintra, que, depois de casar, fecha Inês em casa e vai para a guerra... Mas a vida dá muitas voltas e o melhor é cantar e dançar.


Autor: Gil Vicente Encenação: Maria Amélia Lopes Intérpretes: Ana Ferreira, Ana Rita Roque, Bárbara Guedes, Beatriz Dias, Francisca Ramos, Inês Brita, Jade Silva, Jorge Pereira Pedro Marques, Rafael Castro, Rafaela Sousa, Saúl Braga Técnicos: Cláudia Esteves, Mariana Marques, Rafaela Moreno, Ricardo Pinto Outros Criativos: Turma de Artes da ESAS

24 de Março

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

O Crime da Aldeia Velha 

Grupo de Teatro do ICM - Instituto Cultural da Maia

50 Minutos I M/16


Joana vive em Aldeia Velha e é a rapariga mais bonita da terra, despertando sentimentos fortes em todos os habitantes da aldeia. Grande paixão nos rapazes e grande inveja nas mulheres que, a acusam de setar possuída pelo demónio e trazer as desgraças para as suas vidas.
Nessa mesma altura, chega um novo padre à aldeia, que decide defender Joana das acusações que lhe são feitas e enfrentar as mulheres, incluíndo a sua própria mãe.


Autor: Benardo Santareno Adaptação: Círculo de Leitores Encenação: Sandra Ribeiro Intérpretes: Adriano Santos, Amâncio Silva, Cândida Correia, Conceição Silva, Filomena Guedes, Iolanda Carvalho, José Moreira, Maria de Jesus Rebelo e Noémia Lavandeira

25 de Março

11h00 - Biblioteca Municipal da Maia

Hora do Conto com Teatrinho ao Palco

O Beijo da Palavrinha 

Teatro Art'Imagem

60 Minutos I M/5


A Hora do conto, um momento de partilha do gosto pela leitura e do incentivo à mesma.
"Em uma tarde silenciosa, um garoto vai pescar à beira do Tejo e é surpreendido por um peixe enorme que lhe puxa o anzol. Infelizmente, a linha arrebenta, deixando-o escapar. Ele corre até a casa dos avós, com a esperança de voltar, rearmar a vara e “ajustar as contas com o monstro”.



Actriz: Daniela Pêgo

18h00 - Pequeno Auditório do Fórum da Maia

Apresentação

Apresentação da Oficina de Dramaturgia   

Teatro Art'Imagem

60 Minutos I M/5


Apresentação do texto final criado pelos alunos no âmbito da formação da Oficina de Dramaturgia.


Formadora: Micaela Barbosa

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Contos Desfadas 

Pé no Charco - Teatro Oficina

70 Minutos I M/12


Durante o baile no Palácio Real um grupo de Fadas Madrinhas, inspiradas apenas por um desejo de mudança, resolvem alterar o sistema político convencional dos contos de fadas, abolindo a monarquia e instaurando a república nas histórias encantadas. Esta abordagem subversiva e bem-humurada entrecruza episódios e personagens de diferentes contos infantis clássicos. Pretende ser uma nova e diferente narrativa que, mesmo assim, é e, tudo semelhante às que toda a gente identifica, com o mesmo desfecho que se impõe: a vitória do bem contra o mal.
A estreia universal duma comédia non sense para todas as idades, despretensiosa mas sofisticada, onde o principal objectivo não passa pela moral convencional dos contos, mas antes por um pretexto para vários minutos de inofensiva e pura diversão.


Texto e Encenação: Carlos Alberto Frazão Produção: Filipe Gaspar Elenco: Daniel Gavina, Elza Martins, Fernanda Costa, Hélia Martins, Inês Pascoal, Maria Cardoso, Nuno Sá, Rúben Braga, Sandra Vidal, Susana Rodrigues Figurinos: Sítio das Marionetas

26 de Março

16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Revista à Portuguesa: "O Ouriço é Delas" 

Associação Clube Desportivo José Lopes - Secção Cultural

120 Minutos I M/6


A Revista à Portuguesa "O Ouriço é Delas" passa-se na Tasca da Ana Rosa onde se festeja o Magusto. Esta comédia centra-se em três personagens peincipais: o velho Barnabé, a dona da Tasca, Ana Rosa, e a empregada, Tina, que são visitados por outras personagens que proporcionam momentos de diversão e muita alegria. Como é caraterística da nossa Revista. O fado tem a sua presença com várias músicas e danças.


Autor e Encenador: António Oliveira Intérpretes: António Oliveira, Joana Oliveira, Carla Lopes, Alvarim Ribeiro, Sara Ribeiro, Mariana Cardoso, Adriana Pinto, Elisabete Pinto, Luz Garcia e Grupos de Dança: Pequeno, Médio e Sénior Técnicos: Filipe Torres e Miguel Lopes Outros Criativos: Alice Lopes e Sílvia Lopes

27 de Março - Dia Mundial do Teatro

21h30 - Auditório da Quinta da Caverneira

Leitura

Mensagem do Dia Mundial do Teatro

Teatro Art’Imagem

60 Minutos I M/4


Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro


Formadora: Daniela Pêgo

Outras Actividades

28 de Janeiro a 30 de Abril - Galeria da Quinta da Caverneira

Exposição

O Teatro Art'Imagem na década de 80 - O início

Fundo Teatral Art’Imagem / CM Maia


21 a 27 de Março

Mensagem

Distribuição da Mensagem do Dia Mundial do Teatro de 2017
 

Share by: