7ª Edição da Primavera do Teatro / 5ª Edição do Maia ao Palco

21 a 27 de Março 2013

A Primavera do Teatro, cuja a sétima edição decorrerá de 21 a 27 de Março de 2013, apresenta a quinta edição da Mostra de Teatro de Amadores do Concelho da Maia que se intitula “Maia ao Palco”, bem como uma exposição sobre o Teatro, oficinas de expressão dramática para crianças e jovens e um pequeno ciclo de cinema intitulado “O Cinema vai ao Teatro”, para público sénior.

Tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora anualmente a 27 de Março, a Câmara Municipal da Maia, por iniciativa do seu Pelouro da Cultura e em estreita colaboração com o Teatro Art'Imagem, decidiu em 2007, promover anualmente um conjunto de actividades relacionadas com as artes performativas genericamente denominadas Primavera do Teatro.

A Primavera do Teatro e a Mostra de Teatro de Amadores do Concelho pretende, tal como o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, a Oficina de Teatro da Maia, a Oficina de Teatro Sénior e a Programação Regular de Teatro do Auditório da Quinta da Caverneira, contribuir para a oferta cultural de qualidade do concelho no domínio das artes de palco, privilegiando a formação e a sensibilização dos públicos, nomeadamente dos mais jovens e, sem esquecer o público sénior e a comunidade em geral, tendo como objectivo principal contribuir para a participação activa dos munícipes na vida cultural do concelho.

Nesta sétima edição resta-nos desejar uma Primavera de Teatro, repleta de emoções, génio e criatividade, uma verdadeira festa para todos.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia,

António Gonçalves Bragança Fernandes, Eng.


O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

Mário Nuno Alves de Sousa Neves


Director do Teatro Art’Imagem

José Leitão

Programação

21 de Março

10h00 - Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Teatro no Museu

Oficina de teatro para crianças

Teatro Art'Imagem

M/4

22 de Março

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Vedeta Mulher 

Pé no Charco - Teatro Oficina

90 Minutos I M/6


Uma Comédia hilariante que retrata duas actrizes desconhecidas do grande público que aspiram o estrelato no mundo da representação.

Simone e Sylvie são as melhores amigas mas muito diferentes.
Sylvie Lausasse, loira e esplendorosa, procura o seu lugar no mundo do cinema através do seu aspecto visual e da proximidade física com os realizadores e directores de casting. Já Simone Capital, uma morena e de beleza apagada, tenta encontrar o seu lugar alcançando o que imagina ser uma verdadeira actriz.


Texto Original: As vedetas de Lucien Lambert Encenação: Mário Sá Coreografia: Paula Tojal Feliciano Figurinos: Mónica Ribada Cenografia: António Vieira Design de Som: Francisco Fernandes Design Gráfico: Johnny de Almeida Fotos e Vídeo: Pedro e Elisa Neves Vocais: Alexandra Martins, Sofia Príncipe, Mariana Sá, Sara Ferreira e Joana Ruiz Intérpretes: Joana Andrade, Valter Moreira, Johnny de Almeida, Inês Pascoal, Marta Santos, Beatriz Pinto, Marisa Queirós, Luísa Costa, Elza Martins, Susana Rodrigues, Verónica Ferreira e Catarina Pinto

23 de Março

16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Vejam Bem. Na sala há 5 meninas 

O Fantocheiro - Grupo de Teatro

70 Minutos I M/6


Esta é uma proposta multidisciplinar onde procuramos cruzar linguagens das artes do espectáculo. Dança. Expressão corporal. Movimento dramático. Canto. Música ao vivo. Poesia. Fotografia. Cinema de animação. Enquanto grupo de teatro quisemos pensá-lo como um exercício de interpretação, onde a dança é utilizada como recurso técnico e não como finalidade. É um espectáculo de celebração à música de José Afonso, onde originais e versões se interpelam, dialogam, namoram, complementam-se em busca de diferentes ambientes sonoros.
A ideia é mostrar um pouco do mundo afonsino - as ideias, os valores, os compromissos, as posturas, as actitudes... - que, pensamos, é um legado demasiadamente importante para ser esquecido e que as novas gerações têm o direito, sublinhamos direito, de o conhecer e explorar.


Autoria e Encenação: Rogério Ribeiro (a partir da música de José Afonso) Criativos: Daniela Pêgo, Fernanda Cardoso, Rui Azevedo, Fernando Ribeiro e Artur Castro Técnicos: Rogério Ribeiro e Maria Antónia Gonçalves Intérpretes: Ana Sofia Ribeiro, Ana Catarina Santos, Anita Teixeira, Bruna Baltazar, Catarina Vaz, Jorge Ramos e Maria Inês Ribeiro

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Perdido em ensaios 

O Círculo - Associação Recreativa Os Restauradores do Brás-Oleiro

75 Minutos I M/12


"Perdidos em Ensaios" é uma das peças que completa a triologia dramática "Perdido" – “Perdido”, “Lost in Portugal”, “Perdido em Ensaios” - uma criação de Samuel Gomes a par com Sérgio Ribeiro, começada em 2010, em que André Costa e Asobi Wasabi são consideradas personagens principais. É importante realçar o facto de se o espectador não tiver visto as peças anteriores, tal não irá interferir com a compreenção desta peça. As três obras podem ser vistas e entendidas individualmente. Aqui o público vai ter o privilégio de assistir a um ensaio aberto de uma peça alemã, dirigida pelo notável encenador alemão Otto von Verrit, um homem sério no que faz e com um objectivo a atingir. A Peça que Otto nos apresenta é de um draturgo alemão chamado Peter Lindeman e que, em parte, mostra alguns aspectos da cultura japonesa. Para a tornar mais credível, Otto decide contratar Asobi Wasabi, um actor japonês, antigo actor de kabuki, que nos dias de hoje tenta ganhar a sua sorte no mundo da representação...


Autores: Samuel Gomes e Sérgio Ribeiro Encenação: Samuel Gomes Assistente de Encenação: Cátia Oliveira e Inês Almeida Figurinos: Samuel Gomes e Rúben Martins Cenografia: Adão Santos, Augusto Pascoal e Samuel Gomes Caracterização: Filipa Duarte Técnico de Som: Diana Oliveira Técnico de Luz: Pedro Martins Intérpretes: Adriana Madureira, Hugo Marques, João Moreira, Rubén Martins, Samuel Gomes e Victor Oliveira

24 de Março

16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Intermitências  

Oficina de Teatro Sénior - Teatro Art'Imagem

60 Minutos I M/6


Um puzzle sensorial de contaminações e outras inspirações que resulta do cruzamento de vários exercícios, jogos e improvisos de expressão dramática. Intermitências é uma APENEIA de memórias que através de desenhos coreográficos e sonoros propõe um espaço de reflexão e inquietação.


Textos: A partir de diversos materiais partilhados pelos formandos e contributos da oficina de escrita criativa. Concepção e Direcção: Pedro Carvalho Intérpretes: Maria José, Manuela Ramos, Otília Costa, Lubélia Caldas, Helena Baptista, António Lopes, Manuel Morais, Maria Morais, Fernando Comisão, Rosalina Santos, Luísa Castro e Julieta Ribeiro

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores

Verão FM   

Epá Granja - Associação Moradores da Granja

65 Minutos I M/12


Uma rádio, um locutor, quadros descabidos de férias e acampamentos de verão! Pode parecer estranho... e é, mas você vai gostar... talvez...


Autor: Carlos Alberto Frazão Encenação: Carlos Frazão, Bruno Moreira e Elisabete Sousa Camareira: Margarida Moreira Caracterização: Vitória Moreira Técnico de Luz e Som: Márcio Alves Intérpretes: Ana Moreira, Ana Pereira, Ana Silva, André Cunha, Bruno Moreira, Beatriz Cabral, Diogo Vieira, Elisabte Sousa, Gonçalo Baganha, Isac Bártolo, João Cunha, Luís Silva, Luís Carneiro, Mariana Alves, Mariana Oliveira, Renata Macedo, Ricardo Pereira e Tiago Baganha

25 de Março

21h00 - Auditório da Quinta da Caverneira

Público e(m)Cena 

Oficina de Teatro de Maia      

Teatro Art'Imagem

120 Minutos I M/14


Aula de expressão dramática aberta ao público com leituras de textos, poemas e improvisações teatrais partilhadas em palco pelos formandos e público presente.


Direcção: Pedro Carvalho

26 de Março

21h00 - Auditório da Quinta da Caverneira

Aula Aberta 

Férias no Palco

Teatro Art'Imagem

60 Minutos I M/4


Aula aberta ao público.


Formadora: Daniela Pêgo

27 de Março - Dia Mundial do Teatro

14h00 - Quinta da Caverneira

Exposição e Leitura

O que é o Teatro

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 

Teatro Art'Imagem

14h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

O Cinema vai ao Teatro

Filme da Treta   

de José Sacramento

90 Minutos I M/12


Após uma “visão apocalíptica” durante um espectáculo numa cabine de um peep-show, Zezé (José Pedro Gomes) decide juntar-se à Ordem dos Caracolários Descalços, remetendo-se à clausura num mosteiro. Quando Tóni (António Feio) o encontra, os dois amigos vão recuar no tempo e reviver as aventuras que levaram Zezé a abdicar de todos os bens materiais e a entrar em retiro espiritual.
A descoberta do caminho marítimo para Espanha montado em burro, a louca festa da feijoada “com fados e tudo”, um mega engarrafamento, lutas de galos em estilo oriental e a ida ao hospital são algumas das peripécias que ambos vão recordar até finalmente percebermos o porquê da dausura de Zezé e a importáncia da amizade entre os dois.


Realização: José Sacramento Argumento: Filipe Homem Fonseca e Eduardo Madeira Produtor: Leonel Vieira Interpretação: José Pedro Gomes, António Feio, Marco Horácio, Maria Rueff, José Raposo, António Melo, Joaquim Nicolau, Rui Paulo


Outras Actividades

21 de 27 de Março

Mensagem

Distribuição da Mensagem do Dia Mundial do Teatro de 2013


27 de Março a 20 de Abril - Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Exposição

O que é o Teatro?


Exposição concebida pela Direcção Geral das Artes, organizada pela Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho e pelo Teatro Art'Imagem, com textos didáticos, fotografias e ilustrações sobre aspectos mais relevantes da História do Teatro, desde a Grécia antiga até à actualidade.
 

Share by: