Cenas de Shakespeare

01 e 02 de Julho de 2010 - Auditório da Quinta da Caverneira

“Cenas de Shakespeare” é um cocktail de algumas cenas de várias tragédias e comédias de William Shakespeare (Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth, Sonho de uma noite de Verão, entre outras) e um prólogo do autor argentino, Osvaldo Dragún, com encenação e dramaturgia de Micaela Barbosa, Actriz e professora de teatro, responsável pela formação dos alunos do curso deste ano.


Este exercício final da Oficina de Teatro da Maia 2010 tem como base a obra de Shakespeare. Retiramos algumas cenas das suas comédias e tragédias, descontextualizando-as quase sempre. Na primeira parte vemos perante nós diálogos que têm como temática as relações afectivas de amor e de sexo, no seu lado mais feminino, intermediados pelo fantástico mundo das feiticeiras de Macbeth e ainda um diálogo algo cómico de dois coveiros. Na segunda parte da peça, o ritmo muda e encontramo-nos perante uma trupe masculina de actores! As palavras de Shakespeare são intemporais e duma poesia única. Foi um desafio para estes jovens actores pegar numa obra tão clássica e transformá-la em pequenos quadros cénicos. Esperemos que o público sinta o mesmo prazer que nós sentimos ao revisitar estas palavras de Sir William.


Textos visitados de William Shakespeare: Tragédias: Hamlet, Romeu e Julieta, Macbeth; Comédias: Tudo está bem Quando acaba Bem, O Mercador de Veneza, Sonho de Uma Noite de Verão, Os dois Cavalheiros de Verona.

O espectáculo tem um prólogo de Osvaldo Dragún, importante autor teatral contemporâneo argentino, falecido em 1999 e retirado da sua peça “Histórias para serem contadas”


Direcção: Micaela Barbosa

Luz: Pedro Carvalho

Interpretação: Ana Rita Dias, Bernardete Cerqueira, Bruno Vieira, Carla Reis, Carlos Dias, Cláudia Rocha, Diogo Moreira, Gabriel Vilas Boas, Inês Dias, Isa Teixeira, Liliana Soares, Luís Frutuoso, Marta Santos, Marta Pontes, Nuno Paz Abreu, Olívia Marinho, Raquel Borlido, Sílvia Araújo, Susana Reis, Tiago Rosinhas

Share by: