Contos de Cristal

63ª Criação I Estreia: 20 de Outubro de 2001 na sala de leitura infantil da Biblioteca Municipal Almeida Garret - Porto

Leitura encenada especialmente vocacionada para ser apresentada em Bibliotecas e Escolas Pré-primárias e Primárias.


Quatro actores, leitores e narradores recriam a atmosfera mágica de dois contos infantis ("O Pequeno Polegar" e "O Patinho Feio", num encontro entre o prazer de contar e o gosto de escutar. As palavras escritas transformam-se em palavras ditas e estas partem à descoberta de tons e dos sabores coloridos dos sons num ambiente envolvente e intimista.


O Leitor transforma o individual num acto solidário quando em voz alta comunica com o ouvinte. Quem ouve a história é o eco que o narrador necessita para partilhar o prazer das palavras que saltam em liberdade do livro.


Depois da leitura os pequenos espectadores comentarão com os actores as histórias contadas e poderão por sua vez experimentar ser contadores destas ou doutras histórias.


"Uma noite, um pobre lavrador conversava com a sua mulher junto à lareira dizendo: - ai que tristeza tão grande não termos um filho cá em casa, é sempre tudo tão triste, e não temos ninguém para nos alegrar. Responde-lhe a mulher suspirando: - é verdade. Se pelo menos tivéssemos um filho, nem que fosse do tamanho de um dedo polegar ficaríamos muito felizes..."


"Numa tarde de Verão, estava Dona Pata no seu ninho a chocar cinco belos ovos, esperando pacientemente que deles nascessem cinco patinhos..."

Textos e leitura animada de: "O Pequeno Polegar" e "O Patinho Feio"
Direcção da adaptação:
José Leitão
Interpretação:
Anabela Nóbrega, David Rodrigues dos Santos, Margarida Videira, Micaela Barbosa
Direcção plástica:
Fátima Maio
Execução de guarda-roupa e adereços:
Fátima Maio e Edite Pereira
Fotografia:
André Pinho
Produção executiva:
Bruno Cardoso e Mariana Costa
Direcção de produção:
Afonso Guerreiro


Share by: