Espécies Lázaro

116ª Criação I Estreia: 15 de Junho de 2021 - Auditório da Quinta da Caverneira

PARTILHAR

As especialistas a bordo do navio oceanográfico Isabel Barreto desenvolvem um projecto de catalogação do fundo marinho do banco da Galiza. Despois de várias semanas de convivência e uma enfermidade inesperada, a tripulação começa a mostrar os seus prejuízos e as suas diferenças num marco de humores instáveis devido ao fenómeno de “anteparite”, um síndrome que experimentam as pessoas confinadas no mesmo lugar durante muito tempo. Ao tempo, em paralelo, em Janeiro de 1596, o galeão San Jerónimo dirige-se rumo a Manila despois da sua falida expedição ás ilhas Salomón, descobertas por Álvaro Mendaña em 1567. Com morte do próprio Mendaña durante a travessia, a sua viúva, Isabel Barreto -a primeira almirante na historia da navegação- capitania uma tripulação reduzida, sem mantimentos e sem água.


Espécies Lázaro é uma comédia áspera e azeda em que quatro personagens masculinas de diferentes origens e condições coincidem num mesmo lugar sem ter, aparentemente nada em comum além de tomar forças para voltar à sua vida antiga e mudar radicalmente o curso da mesma. Durante a sua convivência inesperada num espaço arrasado pelo fogo, com avistamento duma espécie lázaro como único objectivo, os quatro personagens descobrirão um sentido comum que fará mover todas as suas certezas. Nesta ocasião, a autora, – Vanesa Sotelo, também responsável da montagem cénica retoma a sua reflexão sobre a ruptura de fronteiras a através das raízes da língua galega e portuguesa.


Texto e Encenação Vanesa Sotelo

Assistente de Encenação/Voz Off Daniela Pêgo Tradução Diana Vasconcelos

Interpretação Flávio Hamilton, Pedro Carvalho e Davide González

Desenho de Luz André Rabaça

Música e Sonoplastia Davide González

Figurinos Sofia Silva

Costureiras Ana Fernandes, Rosa Maria de Almeida

Ideia Cenográfica Carlos Alonso

Execução Cenográfica José Lopes

Direcção de Produção Sofia Leal

Assistente de Produção José Pedro Pereira

Design Tiago Dias

Fotografia Nuno Ribeiro

Direcção Artística do Teatro Art´Imagem José Leitão



Agradecimento Associação Recreativa Os Restauradores de Brás-Oleiro pela cedência de espaço para ensaios


M/12 I 90m

Locais onde foi apresentado: Auditório da Quinta da Caverneira (Águas Santas-Maia), Mostra Internacional de Teatro Cómico e Festivo de Cangas (Espanha), Festival Internacional de Ourense (Espanha), Teatro do Guirigai (Santos de Maimona, Espanha), Theatro Circo (Braga), Teatro Regional da Serra de Montemuro (Castro Daire), Teatro Lethes (Faro), La Nave del Duende (Casar de Cáceres, Espanha), Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra), Cine-Teatro Garret (Póvoa de Varzim) Festival Internacional de Teatro de Setúbal, Sala Estúdio do Teatro da Rainha (Caldas da Rainha), Casa de Teatro de Sintra

Share by: