Os anos que abalaram o (nosso) mundo!

110ª Criação I Estreia: 24 de Abril de 2019 - Grande Auditório do Fórum da Maia

PARTILHAR

“Acorda, acorda, há uma revolução”. É assim que José M. toma conhecimento do movimento militar desencadeado na madrugada do 25 de Abril. A sua resposta, ainda ensonada, parece insólita. “Deixa-me dormir, pá, não me chateies!”

Pelo palco e plateia passarão os dias da descoberta e da alegria de “o povo unido jamais será vencido”, do inesperado e inesquecível primeiro de Maio, a evocação de um tempo de deslumbramento e esperança em que “Nunca Portugal foi tão feliz”.

Tudo era então possível quando “o sonho comanda a vida” ainda que, depois da bela aurora e ao finar o dia primeiro, as lágrimas voltassem a aflorar os rostos desta “gente feliz” chorando os últimos mortos, nas horas amargas que Lisboa viveu junto à PIDE, quando se conquistava a nova cidade de mãos dadas com os jovens capitães, ao serviço do povo. A morte voltava a sair à rua, agora num dia sim, o dia da libertação.

Recordaremos a cidade do Porto nos primeiros dias de festa e luta com o povo na rua, ajudando a determinar o carácter revolucionário que tomou o levantamento militar, neutralizando as forças que ainda resistiam à mudança.

Texto, Dramaturgia e Encenação José Leitão

Assistência de Encenação Daniela Pêgo

Interpretação Daniela Pêgo, Susana Paiva, Patrícia Garcez e Luís Duarte Moreira

Participação em Vídeo Flávio Hamilton e Inês Marques

Direcção musical Rui David

Figurinos Luísa Pinto

Apoio ao Movimento Constanza Givone

Direcção Técnica, Desenho de Luz e Vídeo André Rabaça

Direcção de Produção Sofia Leal

Apoio à Produção Ana Teixeira e Sónia André

Fotografia Paulo Pimenta

Design Gráfico Sofia Carvalho


M/12 I 90M

Locais onde foi apresentado: Grande Auditório do Fórum da Maia, Teatro Diogo Bernardes (Ponte de Lima), Teatro Aveirense (Aveiro), Teatro Garret (Póvoa de Varzim), Theatro Circo (Braga), Auditório Teatro das Beiras (Covilhã), Casa das Artes do Porto, Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), Auditório Municipal António Silva (Cacém)

Share by: