Conto para dizer, teatro para fazer

62ª Criação I Estreia: 19 de Abril de 2001 na Cidade da Maia

Uma versão teatralizada do clássico da literatura infantil "Branca de neve e os Sete Anões" concebida especialmente para crianças a partir dos 4 anos, destinada a ser apresentada em jardins de infância, escolas e bibliotecas e encenada de forma a permitir e integrar a participação activa do público mais pequeno em cumplicidade com os seus professores, educadores, pais e familiares acompanhantes.

Contada e interpretada por quatro actores, que também são contadores de histórias, utilizam-se meios simples mas eficazes e de grande impacto visual e iconográfico, como um colorido guarda-roupa, atraentes adereços, pequenos apontamentos cenográficos e uma envolvente ambiência musical que transformam o espectáculo num momento mágico e festivo.

A concepção e encenação da história incentiva a participação activa do público e a presença em palco de mais de uma dezena de espectadores, escolhidos entre o público, para interpretarem vários personagens da história.

Depois da representação, os actores chamam os espectadores a comentar o espectáculo e convidam-nos a representar a história que acabaram de ouvir, utilizando adereços, guarda-roupa e todo o material que está em palco e foi utilizado durante a representação da peça.

Pretende-se com esta acção artística dar a conhecer às crianças a importância que os jogos de faz de conta têm no seu crescimento e aprendizagem e incentivar pais, professores e educadores para a prática teatral na sua acção de formação.


Assim se cativam novos públicos para o teatro. 

Texto a partir do clássico da literatura infantil "Branca de neve e os Sete Anões"
Adaptação e Encenação:
Afonso Guerreiro
Interpretação:
Anabela Nóbrega, David Rodrigues dos Santos, Margarida Videira, Micaela Barbosa
Operação de som:
Bruno Cardoso
Direcção plástica:
Fátima Maio
Execução de guarda-roupa e adereços:
Fátima Maio e Edite Pereira
Sonoplastia:
Teatro Art'Imagem
Fotografia:
André Pinho
Produção executiva:
Jorge Mendo e Mariana Costa
Direcção de produção:
José Leitão

Share by: