17ª Edição da Primavera do Teatro / 15ª Edição do Maia ao Palco
22 a 27 de Março de 2024 - Fórum da Maia

PRIMAVERA DO TEATRO MAIA AO PALCO - MOSTRA DE TEATRO DE AMADORES
Em 2007, tendo como inspiração o Dia Mundial do Teatro, que se comemora a 27 de Março, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia e o Teatro Art´Imagem decidiram promover anualmente um conjunto de actividades culturais denominadas Primavera do Teatro - Comemorações do Dia Mundial do Teatro. Os seus objectivos principais são articular o Teatro e Artes de Palco com outras formas de expressão artística, as Artes Plásticas, Literatura, e o vídeo, privilegiando a formação e a sensibilização de diversas camadas de público, nomeadamente as crianças e os jovens, sem esquecer os seus seniores e a comunidade em geral, para a importância da Cultura, o seu usufruto e participação activa na vida do seu município, conquistando-se novos públicos e promovendo outras práticas e melhores formas do exercício de uma cidadania plena e partilhada. Entretanto, em 2009, no seguimento de vários encontros com os grupos de teatro de amadores do concelho, as mesmas entidades decidiram integrar na Primavera de Teatro a realização anual de um encontro de grupos de teatro de amadores do concelho, a que deram o nome de Maia ao Palco - Mostra de Teatro de Amadores. Esta iniciativa pretende valorizar e dar a conhecer ao maior número de pessoas o meritório trabalho cultural das associações e grupos de teatro amadores do concelho, possibilitando, desta forma, a apresentação das suas peças na sala principal da cidade, incentivar o intercâmbio entre as várias colectividades e contribuir para um melhor conhecimento entre todos os participantes. Esta Mostra é também um espaço para confrontar experiências artísticas diversas, melhorar a qualidade do trabalho artístico- teatral, a escolha de novos repertórios, fomentar o espírito critico e abrir canais de debate entre os artistas, seus associados e os espectadores em geral, alargando assim, de uma forma concertada, a oferta cultural do concelho da Maia. Assim se completa uma iniciativa que já acontece há 15 anos, juntando no mesmo encontro uma programação para os munícipes individualmente e para as Associações Culturais e Recreativas que fazem regularmente Teatro. Uns e outros encontrar-se-ão umas vezes como espectadores ou formandos e formadores e outros em palco como artistas, apresentando as suas próprias peças.
Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia
José Leitão, Director Artístico do Teatro Art´Imagem
Este ano a programação da Mostra e da Primavera do Teatro estão também inseridas na Programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal da Maia que através do pelouro da Cultura propôs aos grupos participantes o desafio de nas suas apresentações poderem celebrar esta tão importante data, desta forma algumas das peças da Maia ao Palco e actividades da Primavera de Teatro vão ao encontro do desafio proposto.
A Mostra de Teatro contará com a presença de 6 associações e grupos culturais do concelho da Maia, num total de 8 espectáculos de Teatro. Os grupos voltam a apostar em espectáculos com novas dramaturgias e autores universais, permitindo assim um trabalho mais alargado através da escrita dramática e o reconhecimento, nunca demais, de autores que nos deixaram obras de excelência. Ao longo dos anos os grupos têm vindo a desenvolver o seu trabalho artístico de uma forma mais aperfeiçoada, não só no que diz respeito à interpretação e encenação, mas também em todas as outras áreas que se cruzam neste grande palco, que é o teatro. Desde o trabalho sobre figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia.
A programação conta com AMARE – Associação de Música e Artes do Espectáculo, com os seus dois grupos de Teatro. O grupo Curta Cena, integrado por crianças e TEA'MARE composto por adultos. Dos adultos recebemos uma comédia, baseada no filme "Do Cabaret ao Convento" que promete trazer ao grande Auditório do Fórum da Maia muitas gargalhadas; e das crianças, uma peça de teatro documental sobre a memória do que era a escola antes do 25 de Abril com um paralelismo ao que é a escola de Hoje. Ambas da autoria da encenadora Nádia Passos.
Continuamos a ter a preciosa presença do Grupo de Teatro do ICM - ICM – Instituto Cultural da Maia, que nos traz um drama do reconhecido escritor português Bernardo Santareno, um espectáculo onde as personagens estão carregadas de simbolismos e a história de uma relação tensa que se desenvolve a um trágico fim. A EDMMM – Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia, sobe ao palco com dois espectáculos, um interpretado por crianças do Grupo de Teatro Infantil e o outro por jovens e adultos do Grupo Milheiros D`Alvura, ambos os espectáculos são comédias de grandes autores mundiais, Nikolai Gogol e Moliére. A comédia interpretada pelos mais novos, conta a vingança de dois rapazes para com duas jovens deslumbradas, cheias de tiques e manias usando a sua má fé para porem em causa e destratarem os dois pretendentes. Os adultos contam a história de duas tias que querem que o seu sobrinho se case a qualquer preço, e no meio de várias peripécias existe uma casamenteira muito hábil que cá e lá faz o seu trabalho ser um problema (cómico). A De volta ao Maia ao Palco temos o grupo Sancti Martini - Associação JB - Juventude Bracarense que nos fala de um drama passado numa penitenciária da DGS (Direcção Geral de Segurança), a antiga PIDE, em Lisboa na noite de 24 de Abril de 1974, esta também uma nova dramaturgia. Pela primeira vez no Festival recebemos a Turma de Teatro – Conservatório de Música da Maia que leva um texto original escrito pelos alunos, a partir de memórias recolhidas e encenado pela professora Joana Sarabando, que nos conta uma conversa entre famílias nas noites que antecedem o 25 de Abril. Que fantasmas são estes que assombram o povo e onde fica a rua da Liberdade?
E por fim, para fechar o Festival o tão conhecido Grupo de Teatro Pé no Charco, que homenageia o Teatro Art’Imagem levando a cena uma adaptação, dos três espectáculos da trilogia “A Identificação de Um (o meu País)”, da autoria de José Leitão. Na manhã de 25 de Abril de 1974 o País acordou com uma nova realidade, a Liberdade prometida.
Em paralelo com a Mostra de Teatro, a programação da Primavera do Teatro com uma Hora do Conto, uma leitura interpretada para crianças este ano sobre o 25 de Abril, “O Tesouro” de Manuel António Pina. Um livro que fala aos mais novos sobre um país com pessoas tristes por verem o seu maior tesouro ser roubado: a liberdade. Uma história que não é inventada, uma história que nos lembra da importância de cuidar (hoje e sempre) desse tesouro entretanto recuperado. Depois de lido o conto, o público terá a possibilidade de, através do desenho/pintura, nos contar outra vez e pelos seus olhos a história do nosso maior tesouro.
No decorrer de toda a programação, teremos duas pequenas exposições instaladas no Fórum da Maia. A exposição dos cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco: um olhar sobre o passado, uma visão do presente e o poder de imaginar um futuro, que é já habitual na programação. E a exposição “Identificação de Um (o meu) País!”, materiais de cena do tríptico do Teatro Art´Imagem, encenado por José Leitão que vai desde 1945 até aos nossos dias e que vem celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
Fechamos a actividade a comemorar o Teatro, irá ser feita a leitura da Mensagem do Dia Mundial de Teatro pelos formandos da Oficina de Teatro da Maia. A XVII edição da Primavera do Teatro e a XV edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia continua a ser um espaço de confronto de experiências artísticas diversas, com convicção de que continuaremos a melhorar e a promover a qualidade artística dos grupos de teatro de amadores do concelho.
Uma saudação especial a todos os participantes e ao público, a quem convidamos, para assistir aos espectáculos e apreciar o talento dos artistas deste concelho. Viva o Teatro, Viva o 25 de Abril e Viva a Maia!
Daniela Pêgo
Teatro Art’Imagem
PROGRAMAÇÃO
22 de Março
21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
Uma cantora no convento
TEA’MARE - AMARE – Associação de Música e Artes do Espectáculo
M/6 I 70 minutos I Gratuito
Baseado na história do filme “Do Cabaré ao Convento”, Doloris era uma cantora reconhecida, que teve a pouca sorte de se envolver com a pessoa errada. Correndo risco de vida, vê-se obrigada a aceitar a ajuda de proteção da polícia judiciária e acaba por ir parar ao convento de São Salvador de Moreira…
Autor Nádia Passos
Tradução/Adaptação
Nádia Passos Interpretação
Adriana Ferreira, Ana Moreira, Cecília Marques, Filipe Sousa, Inês Teixeira, Jorge Sequeira, Maria Fernandes, Rogério Costa, Sandro Almeida e Susana Soares Técnicos Pedro Gomes e João Alves
23 de Março
11h30 - Café Teatro do Fórum da Maia
Primavera do Teatro - Hora do Conto
“O Tesouro” de Manuel António Pina
Teatro Art´Imagem e Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho
30 minutos I Gratuito
Esta Primavera do Teatro, também com esta Hora do Conto, é inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e é num espaço de partilha que o Teatro Art´Imagem e a Câmara Municipal da Maia elevam a voz para que nos lembremos e ensinemos aos mais novos que a Liberdade é um direito que deve ser cuidado.
Era uma vez um país onde viviam pessoas tristes porque lhes foi tirado o seu maior tesouro: a liberdade. As pessoas não podiam falar à vontade, ou ouvir música ou ver filmes ou até ler livros como este. As pessoas deste país, Portugal, sentiam-se presas, mas um dia as ruas encheram-se de flores, cravos vermelhos, o símbolo da revolução, da liberdade, e todas estas pessoas recuperaram a alegria de viver, neste novo país, um novo Portugal. Esta não é uma história inventada, é uma história verdadeira e é importante que se lembrem que este tesouro recuperado também é vosso.
Depois do momento de leitura, os participantes podem contar estas mesmas histórias à sua maneira numa tela onde as cores ganham vida através do desenho e da pintura.
Leitura
Daniela Pêgo (Actriz do Teatro Art'Imagem)
16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
A Promessa
ICM – Instituto Cultural da Maia
M/12 I 50 minutos I Gratuito
Um jovem casal vive uma relação tensa devido a uma promessa de castidade que fizeram antes de casar. Um ano após o casamento, Maria do Mar arrepende-se desse voto, contudo cumpre-o cegamento pelo tormento da superstição. O aparecimento de labareda faz despertar a sua sensualidade e sexualidade reprimidas, assim como o ciúme e os instintos mais violentos de José. O desfecho advinha-se trágico, nume peça onde as personagens estão carregadas de simbolismos.
Autor
Bernardo Santareno Tradução/Adaptação Sandra Ribeiro Encenação Sandra Ribeiro Interpretação
Adriano Santos, Cândida Correia, Cármen, Conceição Silva, Eurico ladeira, Filomena Guedes, Iolanda Coimbra, Noémia Lavandeira e Manuel
21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
O Casamento
Milheiros d`Alvura – Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia
M/12 I 50 minutos I Gratuito
Duas tias querem que o seu sobrinho se case a qualquer preço. O homem já tem alguma idade e é um indolente e um verdadeiro poltrão. Furiosas ao saber que ele tinha contratado uma casamenteira para o ajudar, correm com a mulher e, a muito custo, convencem o sobrinho a ir conhecer a jovem Agafia, no mesmo dia em que se encontram em casa da moça, vários pretendentes que a hábil casamenteira tinha arranjado.
Autor
Nikolai Gogol
Tradução/Adaptação
Orlando Neves Encenação
Sandra Ribeiro Interpretação
André Conceição, Diogo Ferreira, Gisela Araújo, Joana Enes, Joaquim Barbosa, Jorge Pereira, Mariana Barbosa, Mariana Rodrigues e Rute Rocha
24 de Março
16h00 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
A Escola Hoje
Curta Cena - AMARE – Associação de Música e Artes do Espectáculo
M/6 I 35 minutos I Gratuito
Aproveitando um ambiente de comemoração dos 50 anos do 25 Abril, esta performance pretende fazer o paralelismo entre a escola nos dias de hoje e a mesma antes da revolução dos cravos, utilizando testemunhos reais das gerações retratadas.
Autor Nádia Passos Encenação
Nádia Passos Interpretação
Bruna Abreu, Claudio Mattos, Filipe Gonzaga, Joana Amaral, Maria Ramalho, Rita Sousa, Sofia Sanchez e Talita Ferreira
Técnicos
Pedro Gomes e João Alves
25 de Março
21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
O Rádio de Abril
Sancti Martini - Associação JB - Juventude Barcarense
M/14 I 45 minutos I Gratuito
A narrativa situa-se temporalmente na noite de 24 de Abril de 1974, numa penitenciária da DGS (Direcção Geral de Segurança), a antiga PIDE, em Lisboa, apenas com uma cadeira, uma mesa, um telefone e um rádio em constante transmissão.
Autor
JARDIM (Gonçalo J. Ferreira)
Encenação
Gabriel Pinto Interpretação
Bruno Maia, Carla Ribeiro, Diogo Moreira, Gabriel Pinto e Sandra Moreira
Som e Luz
Diana Silva
26 de Março
21h00 - Pequeno Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
As Preciosas Ridículas
Grupo de Teatro Infantil da Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia
M/12 I 20 minutos I Gratuito
Duas jovens, Magdelon e Cathos, respectivamente filha e sobrinha do burguês Gorguibus, chegam do interior do país e estão completamente deslumbradas. Cheias de tiques e manias, destratam e gozam os seus pretendentes que, na sua opinião, não estariam à altura das suas expectativas porque não sabem ser galantes, nem tampouco finos. Para se vingarem os dois pretendentes enviam instruem os seus criados a fingirem que são nobres e cheios de tiques e manias como as duas gostam.
Autor
Molière Tradução/Adaptação
Regina Guimarães Encenação Sandra Ribeiro Interpretação
Alice Silva, Filippe Silva, Helena Bastos, Inês Ribeiro da Silva, Joana Morais e Sara Oliveira
21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
Rua da Liberdade
Turma de Teatro – Conservatório de Música da Maia
M/6 I 60 minutos I Gratuito
Nas noites que antecederam ao 25 de Abril, duas famílias conversam sobre os fantasmas que assombram o povo, nas diferentes realidades em que cada um vive. Uma professora e uma locutora de rádio, confidenciam os seus medos, receios, angustias e pensamentos. Todas as personagens estão ligadas de alguma forma. Greves, política, tentativas de golpes de estado, a mulher, o casamento, a guerra colonial… O papel da mulher é observado, questionado e testado. O que estas famílias não sabem é que a mudança está mesmo ao virar da esquina, a chegar às suas ruas. Este espetáculo aborda o tema do 25 de Abril, sobre uma perspetiva jovem, a partir do seu elenco.
O que todos e todas pretendem é encontrar a rua da liberdade.
Autor Joana Sarabando Encenador
Joana Sarabando Interpretação
Bruna Araújo, Carolina Sousa, Constança Neves, Inês Cunha, Inês Silva, Manuel Nobre, Matilde Carvalho e Tomás Jerónimo
27 de Março - Dia Mundial do Teatro
21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Maia ao Palco
Abril em Nós
Pé no Charco
M/12 I 60 minutos I Gratuito
Espectáculo baseado na trilogia de José Leitão. Engloba o período de 1945 ano em que termina a Segunda Guerra Mundial. Mostra-nos a pobreza a fome o medo a condição e a luta das mulheres. O movimento sindical a guerra colonial a PIDE. Na manhã de 25 de Abril de 1974 o País acordou com uma nova realidade a Liberdade prometida. …” Portugal poderia ser tudo o que quisesse só dependia da nossa vontade, da nossa luta e vontade de mudança!”
Autor José Leitão Adaptação/ Encenação Elza Martins Interpretação
Alda Maria, Adriana Marques, Ana Gigante, Carlos Santos, Daniel Gavina, Eduardo Carvalho, Helena Almeida e Sofia Gomes Técnico
Rodrigo Feiteira
22h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia
Primavera do Teatro
Leitura da mensagem do dia mundial do teatro
Oficina de Teatro da Maia/Teatro Art´Imagem
20 minutos I Gratuito
Momento de Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2024 pelos formandos da Oficina de Teatro da Maia 2024. A Leitura da mensagem do Dia do Mundial do Teatro é tanto para os profissionais, como para os amadores da área um momento sempre apaixonado e emotivo, porque reflecte sempre a importância do que é e do que deve ser o Teatro no Mundo. É assim, em celebração, que fechamos a programação do Maia ao Palco-Mostra de Teatro de Amadores/Primavera do Teatro – Comemorações do Dia Mundial do Teatro 2024.

22 a 27 de Março
Bar do Fórum da Maia
Primavera do Teatro - Exposição
Cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco
Acesso Livre
São expostos durante os 6 dias de Festival, os cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco, porque é muito importante um olhar atento sobre o passado para que possamos olhar melhor o futuro.

Foyer do Fórum da Maia
Primavera do Teatro - Exposição
Identificação de Um (o meu) País!
Acesso Livre
Este ano, a actividade Maia ao Palco/Primavera do Teatro está inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, desta forma destacamos numa pequena instalação: objectos de cena, figurinos, imagens e vídeos do tríptico do Teatro Art´Imagem. Esta é uma criação com assinatura de José Leitão, director Artístico da companhia, que pensou e encenou o tríptico
Identificação de Um (o meu) País! onde se inserem os espectáculos “O Fascismo (aqui) Nunca existiu!”; Os Anos que Abalaram o (nosso) Mundo! Crónicas e cenas do 25 de Abril” e “Ai o medo que (Nós) Temos de Existir”, uma longa viagem que percorreu vários palcos do país e que agora serve como memória importante na comemoração de uma data que não deve ser esquecida.

Informações
Contactos:
Câmara Municipal da Maia - Pelouro da Cultura
Fórum da Maia
Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 131
4470-174 Maia
Telefone: 22 940 86 43 | Fax: 22 944 06 33
cultura@cm-maia.pt I facebook.com/culturamaia
Teatro Art´Imagem
Avenida Pastor Joaquim Eduardo Machado
4425 – 253 Águas-Santas – Maia
Telefone: 22 208 40 14 | 91 76 91 753 | 91 08 18 719
teatroartimagem@teatroartimagem.org
facebook.com/teatroartimagem
Ficha Técnica
Uma iniciativa do Teatro Art´Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia
Direção Artística José Leitão
Direção Técnica Pedro Carvalho
Coordenação de Programação Daniela Pêgo
Produção Sofia Leal e Daniela Pêgo
Apoio à Montagem José Lopes e Pedro Leitão
Luz e Som André Rabaça
Fotografia Nuno Ribeiro
Design Gráfico Tiago Dias
Apoio técnico e logístico
dos Funcionários da Câmara Municipal da Maia