26ª Edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

01 a 10 de Outubro 2021 - Fórum da Maia

Pela vigésima sexta vez, a Câmara Municipal da Maia organiza o Festival Internacional de Teatro Cómico, cuja produção cabe à Companhia de Teatro Art'Imagem.

Esta edição, que contará com a participação de 25 companhias de teatro, oito portuguesas e as demais espanholas, mexicanas e alemãs, procurará fazer justiça à elevada e reconhecida qualidade das edições anteriores, e que neste período de início da lenta recuperação do abalo coletivo que provocou a pandemia, terá uma utilidade social redobrada, já que o humor é um dos mais importantes instrumentos ao serviço da humanidade e das condições mentais necessárias à resistência às adversidades.

Este Festival, o FITCM, é um exemplo de perseverança e de aposta na qualidade, e a sua afirmação no panorama cultural nacional e internacional é já indiscutível e encaixa na perfeição no conceito moldador da política cultural da Câmara Municipal da Maia, que sem descurar a necessidade do lúdico, aposta em iniciativas que levam ao incremento dos níveis de cidadania, pelo o que tratam, questionam e fazem refletir, com o objetivo de fomentar a boa inquietação cívica, essencial a dinâmica social saudável e ao desenvolvimento integral do território.

O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

Mário Nuno Neves





TODO O TEATRO É O MUNDO EM PALCO


A 26ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCM)  vai realizar-se este ano de 1 a 10 de Outubro, com a presença de 25 companhias, 17 provenientes de vários países e 8 portuguesas, que apresentarão, durante dez dias consecutivos, espectáculos de teatro de diferentes estilos e disciplinas que pretendem ir ao encontro de um grande leque de espectadores, que terão a oportunidade e motivação, perante um cartaz de ampla qualidade artística, para fazerem as suas escolhas e estar presentes nos espaços interiores e exteriores do Fórum da Maia, bem no centro da cidade, onde decorre toda o programação desta festa anual do teatro cómico.


De Espanha e das suas diversas comunidades estarão presentes 14 companhias vindas da Galiza (Pedras de Cartón; Peter Punk Pallaso; Elefante Elegante; Prod.Teatrais Excêntricas e Culturactiva),  Catalunha (La Industrial Treatera e Inda Pereda), País Basco (Malas Compañias Zirko Caldea e Oihulari Klown); Castela e Leão (Teatro Corsário), de Madrid (Fabiolo Productions, Yllana e Totonco Teatro) e Andaluzia (Malvaloca). A Alemanha conta com 2 companhias (Teatro Só, luso-alemã e Thorsten Grutjen, artista alemão radicado há anos em Portugal)  e 1 vem do México (Aziz Gual).


Destas companhias estrangeiras são estreadas em Portugal 8 novos espectáculos. São 8 as companhias portuguesas presentes (Diana Sá; Victor Valente; Marionetas Rui Sousa; Companhia do Chapitô; Trigo Limpo/ Teatro Acert/; Companhia XPTO; Oli and Mary e Teatro dos Aloés).


Como sempre, a organização do Festival é da Câmara Municipal da Maia e a programação e produção do Teatro Art´Imagem, companhia profissional que este ano acaba de completar 40 anos de actividade e se encontra sediada no Município.


A programação diária começa às 21h00, no exterior, com uma peça curta de entrada livre e destinada a todos os públicos, seguindo-se às 21h30 no Grande Auditório o espectáculo principal da jornada. Nas sextas e sábados e no dia 4, véspera do feriado do 5 de Outubro, decorrerão espectáculos noutros espaços interiores do Fórum pelas 23h00. Aos sábados e domingos e este ano também no feriado, apresentarmos pelas 16h00 um programa especial para crianças e públicos familiares, com entrada livre, no exterior do Fórum.


Esta edição promete ser muito variada em termos de disciplinas e estéticas teatrais; apresentará múltiplos temas e tipos de humores de que o Teatro se serve para representar artisticamente a vida da humanidade, a sua efemeridade, contexto e circunstância. Teremos então em cena, como sempre o amor e o desamor, a solidão, o medo de viver, as alegrias e o sofrimento, o estado calamitoso em que vive climaticamente o planeta, o Covid19 e suas novas variantes e outras doenças, a guerra e seus horrores, quem foge dela e os que procuram melhores condições vida noutros países, um dia de sol e um bom encontro, os que são solidários e os que oprimem, da violência contra as mulheres, das vítimas do racismo, dos que riem e logo choram, a saudade, nós e os outros, a pobreza e o fanatismo, o retrocesso em tantas conquistas que pensávamos eternas, o despudor, a negação do estudo, saber e da ciência e o regresso das mezinhas e dos milagres, a morte do conhecimento e ignorância como divisa...


Então a arte e a cultura, aqui o Teatro e este FITCMaia convocam todos a estarem presentes para nos conhecermos como seres humanos, vendo e ouvindo histórias que outros homens no passado escreveram e os seus contemporâneos delas se apropriaram para passar o testemunho desta história maior que é a marcha da humanidade. 


Teremos em palco textos e personagens criados a partir dos grandes clássicos da literatura universal como Cervantes e D. Quixote mais Sancho Pança; Shakespeare do Romeu e Julieta e da Lady Macbeth; dos Livros Sagrados das Religiões e profanos pecados dos seus seguidores; da paz e da guerra com Napoleão em seu cavalo branco ou como o poder gera novos monstros; o Jardim das Delícias de Bosch ou o Eden de Adão e Eva que se transformou no Inferno; pessoas desabrigadas e outros vivendo em lixeiras filosofando sobre o mundo; dos que vivem da rua como “La Violetera; o glamour de uma Diva, Sexo sim ou não, com ou sem orgasmo; o circo e o novo circo, os agora conhecidos por clowns, malabaristas, funambulistas e todos os istos, onde há palhaços pobres e ricos, de grandes sapatos e caras brancas e outros não, músicos e trapalhões e cada vez mais palhaças, vivam!; de Charlot e o cinema mudo, e há, cada vez mais, teatro sem palavras (levaram-nas o vento) onde os mimos se revelam sem necessidade de falar; a crise climática o desastre ecológico transformados em sátira hilariante em Greenpiss; uma terrível Celestina que vem das trevas à procura da juventude e dos prazeres perdidos, representadas por marionetas quase humanas, num espectáculo gótico à maneira de Poe ou procurando Drácula, para ser visto por adultos sem preconceitos ou reservas mentais e morais; um verdadeiro manual dos truques necessários para se tranformarem os perdedores de agora em futuros vencedores; dos senhores vitorinos desta vida de ilusões e sonhos; um cocktail de grandes chefes da culinária, marioneta de fios, luvas, o Dom Roberto, objectos gigantes; voltam à terra os terraplanistas, as punkedemias umas mais pessoais que outras; dos sorrisos e a perda de um grande amor, mais a solidão; trapézio com Prozak  para aguentar a vida que temos pela frente, esperando por um carteiro que nos entregue a esperada carta da felicidade.


É tudo isso que vão encontrar este ano neste Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia onde o Cómico é tratado como coisa séria à procura d´o riso (que nos) imune contra a barbárie.


Afinal Todo o Teatro é o Mundo em Palco e a vida uma espécie de "Comédia Humana"


Bom Humor.

Bom Festival!


José Leitão 

Director Artístico

Programação

01 de Outubro, Sexta-Feira

18h00 - Praça do Dr. José Vieira de Carvalho

O Carteiro

Thorsten Grütjen (Alemanha/Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


O carteiro é um funcionário muito dedicado, recentemente eleito funcionário do mês. Tira partido deste seu estatuto e apresenta o seu diploma. Carrega um embrulho de dimensões pouco normais em busca do destinatário certo.


Criação e Interpretação: Thorsten Grütjen

21h30 - Praça do Dr. José Vieira de Carvalho

Prozak

Malas Compañias Zirko Taldea (País Basco-Espanha)

55 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


Através de uma família pouco convencional, mergulhamos num universo de situações disparatadas que, no entanto, nos conectam com o nosso lado mais humano. Oferecemos um antidepressivo saudável e eficaz: Riso e emoção. O nosso próprio Prozak numa pílula espectacular. Um espectáculo para todos os públicos onde o humor e o circo se unem e as acrobacias, os movimentos aéreos e a manipulação de objetos nos remetem às tradicionais trupes circenses. Um olhar terno e cómico contra a exclusão e a estigmatização, que quer levar o espectador também a se sentir especial, diferente, louco.


Direcção: Maite Guevara Assistente de Direccão: Anduriña Zurutuza 2º Assistente de Direcção: Txefo Rodriguez Intepretação: Ariñe Azkue, Koldo Arakistan, Javier García “mimo”, Maite Guevara e Mikel Pikaza Figurinos: Mónica Ausín Musica Original: David Nanclares, Fran Lasuen Exxecução de Figurinos: Peccata Minuta Cenografia: Mónica Ausín Execução de Cenografia: Peccata Minuta Imagen: Mónica Ausín Ajuda Externa: Pablo Ibarluzea, Asvin Lopez

22h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Orgullo de Mujer 

Malvaloca (Andaluzia - Espanha)

60 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL


"Orgulho de Mulher" conta a história de Violeta, uma mulher da atualidade, dedicada, forte, corajosa e "sem meias palavras", até encontrar o Amor e quando isso acontece é que começam os seus conflitos. O que acontece quando Violet recebe uma chamada? Talvez agora seja o seu momento, quando você assume o seu lugar dentro do coletivo LGTBI. A partir do momento em que sobe ao palco, vai trazer à tona todo o seu "Orgulho de mulher”, falando como só uma mulher na sua idade o poderá fazer, com tom sarcástico e humor crítico.


Direção Artística: Juana Casado Interpretação: Antonia Gómez Com a colaboração de: Ricardo Benfatto e Óscar Salamanca Dramaturgia: Rocío Reyes Iluminação e Som: Rafael Gómez Maquilhagem, cabeleireiro e Styling: Israel Pavón Fotografia: Jesús Rodríguez Produção: Francesca Lupo Distribuição: Belén Galiano Comunicação/Publicidade: Rocío Claraco Secretária: Macarena Gutiérrez Gestão: Rocío Reyes

02 de Outubro, Sábado

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Sorrisos

Teatro Só  (Portugal)

30 Minutos I M/3 I Gratuito


Como se es­cre­verá uma história de amor, de um amor que perdura no tempo, preenche uma vida até ao seu cre­pús­culo e que nunca acabará para aquele que ainda guarda o passado? Esta história de amor não se inspira a partir da morte heroica de Romeu e Julieta, mas sim na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos. A morte de um assombra de solidão a vida do outro. Uma solidão cuja força das lem­bran­ças dá vida a fan­tas­mas que não desistem de amar os que ficam, zelosos anjos de guarda, in­vi­sí­veis amantes cujos beijos são feitos de vento. Aquele que partiu é agora in­vi­sí­vel, porém a sua alma abençoa e habita o ar de quem o amou, aguarda o re­en­con­tro sabendo que a vida continua para quem fica.


Direção artística: Sérgio Fernandes Interpretação: Ana Gabriel e Sérgio Fernandes Composição musical: Ferdinand Breil Músicos (gravação): Alexandre Barata, Merielou Jacquard e Pedro Rufino Máscaras: Nuno Pino Custodio Figurinos: Ana Baleia Cenografia: Eddie Dorner e Luís Santos

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Tosta Mista - O Malabarista

Thorsten Grütjen  (Alemanha - Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Thorsten Grütjen, mais conhecido como Tosta Mista - o Malabarista, é um excêntrico manipulador de objetos, um cómico surreal, um virtuoso intérprete de personagens “simples”. Um espectáculo com muita técnica e gags e com um grande espaço dedicado ao improviso em estreita comunicação com o público.


Criação e Interpretação: Thorsten Grütjen

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Quixote

Pedras de Cartón (Galiza - Espanha)

55 Minutos I M/6

ESTREIA EM PORTUGAL


A bicicleta em que Don Quixote anda é o seu cavalo Rocinante e o triciclo de Sancho Pança o seu burro Rucio. No fundo ficará pendurado um pano azul que cobrirá todo o palco e sobre o qual serão reproduzidas as cenas diurnas ou noturnas. Don Quixote é o segundo espectáculo de Pedras de Cartón. Desta vez, eles tratam a mais famosa obra de de Cervantes numa abordagem cómica. Com uma estética inspirada no clássico clown (ao estilo de Fellini), exploram as cenas mais icónicas da relação antagônica entre Dom Quixote e seu escudeiro Sancho.


Direcção: Laura Sarasola Interpretação: Juan Rodríguez e Pablo Sánchez Figurino: Diego Valeira Música: David Gonzalez

23h00 - Centrarte

Ouve-me de Perto como se Te Tocasse 

Diana Sá (Portugal)

70 Minutos I M/12


Este espetáculo resulta de um processo pessoal durante o período de confinamento. Prende-se com proximidade e distância. Quando estamos realmente perto? Estando perto não estaremos necessariamente próximos. Quando a intimidade existe mas tem de ser gerida sem toque. Só com palavras e olhares. Pensar numa nova forma de trabalhar a intimidade. Uma intimidade interrompida por barreiras físicas. Serviu também de inspiração o modelo de visitas das cadeias americanas. Quando há tanto para dizer ao outro, a proximidade é muita, mas o toque é impossível e a privacidade é quase nula. É sobre isto este espetáculo. Sobre o que é a distancia. Cada um dos atores tem uma coisa para dizer a alguém que precisa de a ouvir. Os próprios textos definem a relação entre ator e espectador. São feitas confissões, declarações, negócios obscuros que mexem com a intimidade e o segredo.


Conceção e Encenação: Diana Sá Texto: Eduardo Brito Cenografia: Patrick Hubmann Sonoplastia e responsável técnico: João de Guimarães Interpretação: Ana Simões, Gonçalo Fonseca, Íris Soares, José Ribeiro e Valdemar Santos

03 de Outubro, Domingo

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Punkedemia

Peter Punk Pallaso  (Galiza - Espanha)

60 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


Peter Punk está de volta para se tornar o Doutor Punkdemia. Apresenta-nos um show viral no qual, em 4 fases, nos vai mostrar sua visão particular da pandemia. Neste espectáculo adaptado ao novo normal, veremos como um palhaço se veste para se proteger da pandemia, faz malabarismos com o coronavírus e assistiremos a uma nova técnica para expelir o vírus do nosso corpo usando balões de forma surpreendente. Teremos a ajuda do Tranquilo, um velho amigo do Peter Punk sempre pronto a colaborar. E, finalmente, daremos a volta na curva para descobrir a Vacina do Riso. Subiremos na Corentrona, um quadril rodado no qual Peter Punk mostrará suas habilidades e desceremos a rampa da desaceleração para vencer a parede de cortes orçamentais. Será ele capaz de derrubá-la?


Criação e Interpretação: Isaac Rodríguez Miranda “Peter Punk”

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Sr. Vitorino

Victor Valente (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


O Sr. Vitorino nasceu em Las Veigas. Não confundir com Las Vegas, USA, mas Las Veigas, lugar próximo de Rio das Cavacas, Trás os Montes. Um Mágico com um brilhante percurso artístico de onde se destacam os Bombeiros Voluntários de Quebrantões ou as festas em honra de Santa Eulália na freguesia de Covilhães de Baixo. Várias vezes premiado... na raspadinha e no totoloto e um prémio internacional do Euromilhões que lhe permitiu construir este espectáculo.


Criação e Interpretação: Victor Valente

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Dreaming Juliet 

Elefante Elegante  (Galiza - Espanha)

75 Minutos I M/12

Vencedor "Melhor Figurino" do Prémio de Teatro Maria Casares de 2021


Dreaming Juliet é inspirado em “Romeu e Julieta” de William Shakespeare e aborda a questão mais essencial da existência humana: O Amor. Com uma linguagem visual alicerçada no teatro de movimento, na música interpretada ao vivo e na dança, DREAMING JULIET elabora uma poética universal da paixão. Na peça original os protagonistas vivem um amor proibido e idealizado, condenado pelas famílias de ambos. A sua intensa relação tem uma curta duração e um funesto final. Mas imaginemos que Romeu e Julieta não tivessem morrido e que o principal obstáculo à sua relação não fosse a oposição das suas famílias mas sim as adversidades constantes das rotinas do mundo contemporâneo. Quais seriam os sonhos de Julieta? Como envelheceria Romeu? Que lugar nas suas vidas ficaria disponível para o amor?


Criação e Cenografia: Gonçalo Guerreiro Direcção Artística: María Torres e Gonçalo Guerreiro Direcção de Actores: Pablo Sánchez Interpretação: María Torres, Gonçalo Guerreiro, Marta Alonso e Nacho Martín Música: Miguel Paz, Gonçalo Guerreiro e Nacho Martín Figurinos: Diego Valeiras Iluminação: Germán Gundín 

04 de Outubro, Segunda-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

O Castelo Assombrado

Marionetas Rui Sousa (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito

Teatro tradicional de marionetas de luva/fantoches


Partindo de uma das histórias mais populares e cómicas de teatro de marionetas de rua, 'O castelo dos fantasmas', em 2011, depois da estreia em 2010 de 'O Barbeiro', adaptei 'O castelo assombrado'. Inúmeras tropelias e rábulas entre o herói Dom Roberto e os vigilantes de um castelo, onde a sua namorada Rosa é prisioneira. O público pode esperar deste espectáculo de Teatro Dom Roberto, um sem fim de peripécias cómicas onde o herói popular leva sempre a melhor. Um espetáculo para toda a família, ou melhor... para crianças dos 3 aos 103 anos de idade.


Criação e Manipulação: Rui Sousa Produção: Marionetas Rui Sousa

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Napoleão ou o Complexo de Épico 

Companhia do Chapitô (Portugal)

105 Minutos I M/12

(Espectáculo com interpretação em língua gestual portuguesa)


Na procura de entender o homem que foi Napoleão e o fenómeno em torno de si criado, debatemo-nos entre o fascínio e o repúdio. Lança-nos questões políticas e sociais, que mantêm a suaactualidade e pertinência. A sua ambição pessoal, audácia e determinação levaram-no longe, expandindo territórios, apropriando-se dos ideais da Revolução Francesa. Mais tarde, reaproxima-se de valores aristocráticos que antes repudiara, centraliza em si o poder e autoproclama-se Imperador. A sua força de vontade era única. A sua queda foi proporcional à sua ascensão. Uma vida romanesca, que reúne todos os ingredientes para uma boa história. Muito é e continuará a ser dito sobre Napoleão Bonaparte, caberá ao público julgar ou celebrar a figura histórica, o homem que foi Napoleão. A nós cabe-nos a tarefa de contar, procurando com humor e poesia, os reversos da história. Porque todas as moedas têm duas faces: cara ou coroa.

 

Criação: Companhia do Chapitô Encenação: Cláudia Nóvoa e José C. Garcia Dramaturgia: Ramón de Los Santos Interpretação: Jorge Cruz, Susana Nunes e Tiago Viegas Direcção de Produção: Tânia Melo Rodrigues Sonoplastia Sílvio Rosado Figurinos: Cláudia Nóvoa e Glória Mendes Desenho de Luz: José C. Garcia e Saturnino Rodrigues Design Gráfico: Sílvio Rosado Fotografias de Cena: Frank Saalfeld Divulgação: Cristina Carvalho Motion Design: Sofia Serrazina Video Spot: Joana Domingues e Bruno Gascon

23h00 - Centrarte

Terra

Trigo Limpo/Teatro Acert (Portugal)

45 Minutos I M/12


No princípio era a Terra e o Universo a rodar à sua volta. No palco, três atores e muitas personagens, uma narrativa que ecoa as discussões televisivas de tantos horários nobres a partir de textos de vários autores, por exemplo Ricardo Araújo Pereira, entre outros. Terra faz desfilar em palco as muitas discussões sobre o planeta que habitamos, da descoberta de Galileu à alucinação dos terraplanistas, colocando a ciência e a conspiração igualmente equipadas de argumentos prontos a esgrimir. Rimos e continuamos a reflectir sobre quem somos e o que vamos fazendo, sobre quem queremos ser e o que poderíamos fazer de modo diferente.


Texto: Vários autores Dramaturgia: Pompeu José e Raquel Costa Encenação: Pompeu José Assistência de Encenação: Raquel Costa Interpretação: António Rebelo, Ilda Teixeira e Pompeu José

05 de Outubro, Terça-Feira

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

De Risa en Risa

Aziz Gual (México)

60 Minutos I M/6 I Gratuito


“De Risa en Risa” é um divertimento, uma viagem lúdica. É um espetáculo com o virtuosismo do palhaço profissional que leva o seu público, infantil e adulto, pelo caminho misterioso do riso, desde o mais subtil até à maior gargalhada. Aziz percorre uma emocionante sequência de números de palhaços, entrelaçados por actos de destreza circense, com elementos excêntricos (monociclo, equilibrismo, malabarismo e instrumentos musicais). Por fim Aziz irá procurar a sua personalidade em várias máscaras e através de um jogo de contrastes surpreendentes se encontrará a si mesmo. A interação com o público é a chave mágica na técnica do palhaço, este espetáculo ostenta isso.


Criação e direção: Aziz Gual Clown: Aziz Gual Percussionista: Guilherme Magalhães Sonoplastia: Inês Neiva Produção: Maria Mar

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Chungo que te Cagas 

Peter Punk Pallaso (Galiza - Espanha)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Este foi o espetáculo em que Peter Punk começou a sua andança como palhaço. Nele perfila a sua personalidade divertida e irreverente que causará o deleite de crianças e adultas, criando um universo próprio no que a linha de trabalho é a diversão, o jogo e uma visão muito pessoal do mundo. Mostrará a sua destreza (ou não) com elementos que vão aparecendo da sua mala: bolas, um prato chinês, fachos de lume e o clássico lançamento de torta reinventado no mais puro estilo deste irreverente palhaço internacional. O seu particular “Chungo que te cagas!” é o “Mais difícil ainda!” do circo clássico. Este é o espetáculo mais universal e versátil, perfeito para qualquer tipo de espaço e público. 


Criação e Interpretação: Isaac Rodríguez Miranda “Peter Punk”

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Fabiolo Connection 

Fabiolo Productions  (Madrid - Espanha)

90 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL


Fabiolo, o chique mais irreverente dos cinco continentes, é contratado para dar aulas de ténis à filha de um rei poderoso dos Emirados Árabes. Subjugado por uma atmosfera de mil e uma noites, o nosso posh preferido vai descobrir o sentido da vida e da exploração do petróleo, tornando-se ele mesmo um profeta do sucesso e do bom gosto. Cansado de ser um "perdedor"? Quer finalmente ser um "vencedor"? De que está então à espera para fazer a sua própria travessia do deserto? Fabiolo espera-o com sua raquete ... ele só precisa das suas bolas ... de ténis.


Autor: Rafa Maza e Alberto Gálvez Interpretação e Cenografia: Rafa Maza Figurino: Rafa Maza Luz: Fernando Medel

06 de Outubro, Quarta-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Pés Descalços

Companhia XPTO (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Duas personagens desesperadas por encontrar um meio de subsistência, lançam-se à rua e com eles trazem um espetáculo sem precedentes, em que cobras dançam pelo palco, pregos são engolidos e pés descalços passam por brasas quentes. Pelo menos era essa a ideia… Um espetáculo divertido, dinâmico, entre técnicas circenses e teatro físico, onde o perigo está em constante ausência.


Criação e Interpretação: Tiago Costa e Nuno Dores

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Celestina Infernal 

Teatro Corsario (Castela e Leão - Espanha)

65 Minutos I M/16

ESTREIA EM PORTUGAL


Celestina Infernal é um espetáculo para adultos representado por marionetas quase humanas em torno de uma das personagens mais proeminentes da cultura universal. Aqui não falta amor apaixonado (com surpreendente erotismo), violência, morte e humor negro. Celestina é uma bruxa. Uma mulher sábia que sobrevive agindo como uma vil reparadora de virginianos e especialista em ervas. Mas não é menos verdade que ela usa procedimentos obscuros para alterar e perverter as vontades. Celestina não está a brincar quando invoca o demónio gigantesco que habita o submundo. Quando ela tenta desesperadamente ser jovem novamente e aproveitar os prazeres que perdeu, ela recebe uma missão importante: fazer Melibeia apaixonar-se por Calisto. Celestina infernal faz a sua aparição.


Autor e director: Jesús Peña Actores-manipuladores: Olga Mansilla, Teresa Lázaro, Miguel Jerez, Alfonso Peña Música original: Juan Carlos Martín Desenho de luz: Xiqui Rodríguez Desenho de som: Xabi Sainz Desenho e realização de marionetas: Teatro Corsario

07 de Outubro, Quinta-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Oli'ginal

Oli and Mary (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Oli'ginal é um desenrolar de situações criadas com e para o público. Oli sai á rua e através da sua sensibilidade e destreza começa uma viagem poética movida pelo circo e inspirada no cinema mudo. Um espetáculo oliginal de linguagem universal.


Criação e Interpretação: Rui Ferreira

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Greenpiss

Yllana (Madrid - Espanha)

90 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL


Greenpiss, uma sátira hilariante sobre a ecologia, o futuro do nosso planeta e a sobrevivência da nossa própria espécie. Aquecimento global, uso abusivo de plásticos, consumismo galopante, o desaparecimento de milhares de espécies de animais e a possível extinção de nossa própria espécie, são o ponto de partida desta nova loucura teatral de Yllana. Quatro atores em estado de graça desdobram-se em inúmeras ​ personagens, de políticos a pinguins, para abordar um problema que está na boca de todos e ao qual Yllana oferece uma receita clara para combatê-lo: humor negro e sem barreiras que não deixará ninguém indiferente.


Ideia original, criação e direcção: Yllana Interpretação: Fidel Fernández, Luis Cao, Juanfran Dorado e Jony Elías Cenografia: Carlos Brayda Figurino: Tatiana de Sarabia Desenho de som: Luis López de Segovia (Oelstudios) Desenho de Luz: Fernando Rodríguez Berzosa Construção de cenografía e adereços: Scnik Movil, Gonzalo Gatica e Rafael Suárez Arata (Arte e Ficção) Assessor de magia: Willy Monroe Técnicos: Miguel Ángel García e Aitor Aguado Direcção de Produção: Mabel Caínzos Produção: Ramón Sáez, Fran Álvarez e Isabel S. Huertes Design gráfico: Daniel Vilaplana Fotografia: Julio Moya Música original: Marc Álvarez Coreografia: Elena Mora “Nani” Comunicação e Imprensa: Rosa Arroyo e Julia Ottone

08 de Outubro, Sexta-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Circo Ambulante

Companhia XPTO (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Um espetáculo itinerante dedicado a todo o tipo de público, onde existem domadores de “animais”, faquires, malabaristas, mágicos, equilibristas e muito mais. Todas estas personagens são feitas por apenas dois artistas, construindo, assim, o imaginário do circo em qualquer lugar... Com mudas constantes de adereços e figurinos aos olhos de todos, este circo promete muitas gargalhadas de alguns, muitos momentos de suspense para outros, e claro, muita boa disposição!


Criação e Interpretação: Tiago Costa e Nuno Dores

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Estrela do Dia 

Producións Teatrais Excéntricas (Galiza - Espanha)

85 Minutos I M/12

(Espectáculo com interpretação em língua gestual portuguesa)

ESTREIA EM PORTUGAL


Estrela do dia é uma visão atualizada dos milagres de Santa Maria aplicada aos problemas atuais. Problemas surpreendentemente semelhantes aos do século XIII. Desfilarão novamente diante de nossos olhos, neste retábulo do século XX, diversas situações: os soldados a fugir da guerra; a jovem forçada a casar com quem ela não quer; os que são expulsos de suas casas e são tratados como gado; os prisioneiros por roubarem comida; a freira que foge do convento; aquela que, cansada deste mundo, quer viver no outro sem morrer; aquela que perde uma bola e daria o que tem para continuar a jogar; aquela que foge da manada de brutos que a persegue; aqueles que preferem a companhia do animal a qualquer humano; aquele que procura curar a doença mortal... Dramas resolvidos pela intervenção milagrosa de Maria com aparências dignas da melhor vedeta de varietés.


Dramaturgia: Quico Cadaval Direcção: Marcos PTT Carballido Assistente de Direcção: Carlos Santiago Interpretação: Evaristo Calvo, Rocío González, Víctor Mosqueira e Patricia vázquez Espaço Cénico: Laura Iturralde Figurino: Uxía Vaello Música: Nacho Muñoz Desenho de Som: Xurxo Piñeiro Execução Cenográfica e Adereços: Ezra Moreno Direcção Técnica: Octavio Mas Maquinaria e Som: Pepe Quintela Design Gráfico: Alberto Guitián Fotografía: Sabela Eiriz Vídeo: Marghe Morello_16 thunders Direcção de Produção: Rubén G. Pedrero

23h00 - Centrarte

Sex o No Sex 

Oihulari Klown  (País Basco - Espanha)

75 Minutos I M/16


Pauxa é uma palhaça que se questiona sobre a vida, a morte e o sexo. Encarando as pessoas na plateia como cúmplices e testemunhas das suas reflexões delirantes, ela partilha as suas diferentes opiniões em torno das temáticas sexuais e confessa as suas preocupações sobre as relações humanas em geral e a dificuldade de gerir relacionamentos saudáveis. Neste espetáculo, Virginia Imaz presenteia-nos com humor e ternura, mais uma vez, graças ao jogo do palhaço, temas como as regras, a masturbação, a complicada relação com o próprio corpo, o primeiro beijo, a relação, o orgasmo... e, em geral, o assunto pendente do prazer sem culpa. Trata-se de uma proposta lúdica que tem como referência os nossos hábitos – ou falta deles – em relação ao sexo e, como tem vindo a ser habitual nas criações de Oihulari Klown, surge a partir de uma perspetiva de género. 


Autor, Direcção e Interpretação: Virginia Imaz Ambiente Sonoro: Oihulari Klown

09 de Outubro, Sábado

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Hotel la Rue 

Totonco Teatro (Madrid - Espanha)

45 Minutos I M/6 I Gratuito


Manuela vende violetas nas ruas onde estaciona a casa móvel e Miguel intercala a reparação de máquinas a vapor com a música que sai do gramofone no aconchego do lar. Dois caminhos que se cruzam quando uma casa móvel sofre um acidente e a porta de Miguel surge como única opção. Uma vez aberta a porta, surge o encontro inesperado entre um indigente nómada e o engenheiro rico que vai mudar os mundos de ambos.


Direcção: Sergio López Interpretação: Victoria Candel e Alex Torregrosa

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

MaryTypical

Oli and Mary  (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Mary apresenta-se de Gala para a mais típica gala das Galas! Luzes, câmara, acção! Passadeira vermelha, paparazzis e guest list, tudo pronto para receber a Diva. Momentos absurdos de comédia, canto e encanto.


Criação e Interpretação: Mariana Schou

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Herência

La Industrial Teatrera (Catalunha - Espanha)

60 Minutos I M/6

ESTREIA EM PORTUGAL


Duas personagens num aterro sanitário... uma jornada terna e divertida para transformar nosso patrimônio. E que herança queremos deixar? Herência é um espectáculo que convida à reflexão sobre o mundo em que vivemos e que queremos deixar. 


Criação: La Industrial Teatrera (Mamen O. y Jaume N) Clowns: Jaume Navarro i Mamen Olías Direcção: Jordi Purtí Assistente de Direcção: Natalia Méndez Cenografia: Jordà Ferrer (Antigua i Barbuda) Adereços: Marta Soto Insuflável: Patx-work Figurino: Mamen Olías y Rosa Solé Fotografia: Pere Virgili Vídeo: Julian Waisbord

23h00 - Centrarte

Quando vai Carmen fazer Lady Macbet? 

Teatro dos Aloés (Portugal)

60 Minutos I M/14


Carmen tem o sonho de fazer os papéis femininos mais famosos das peças de Shakespeare e combina com o público só lhes retirar uma hora da sua atenção. E dado que o tempo é hoje o bem mais precioso, ela firma um contrato muito sério. Nem mais do que um segundo da vida lhes retirará com a sua interpretação, posta em monólogo. Não perdendo o facto de ser uma Clown, ela sela este contrato, prometendo dar o seu máximo no cumprimento de todas os trechos e tarefas, que afincadamente preparou para dar a mostrar. 


Direção: Nuno Pino Custódio Interpretação: Elsa Valentim Música: José Peixoto Figurino: Rafaela Mapril Imagem e cenografia: João Rodrigues Operação técnica: Rafael Ribeiro Produção executiva: Daniela Sampaio 

10 de Outubro, Domingo

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Saaabor! 

Culturactiva (Galiza - Espanha)

75 Minutos I M/6 I Gratuito

Prémio do público Festiclown 2018


Saaabor! é um espetáculo de comédia que mistura música, magia, humor, ritmo e a participação do público, tendo como pano de fundo o mundo da gastronomia. Os protagonistas transformam-se em dois chefs renomados que nos oferecem pratos para todos os gostos: da comida mais prática e simples à mais elaborada, sem esquecer o vinho e a sobremesa, preparando um saboroso cardápio para toda a família.


Direção: Avelino González Assistente de Direção: Celina Fernández Interpretação: Félix Rodríguez e Fran Rei Cenografia: Kukas Acessor mágico: Dani García

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Fios Mágicos

Marionetas Rui Sousa (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Os Fios são Mágicos quando puxados na intensidade certa dando o movimento exacto à marioneta, que ao se mover encanta o público no seu esplendor entre poesia e humor. Neste espetáculo contamos com variados quadros, em formato solo de manipulação, onde artistas em ponto pequeno encantam com suas formas, expressões e cores. Podemos ver as apresentações de um músico de rock, um macaquinho com ambições maiores que a sua realidade, um vampiro apaixonado por uma morta-viva, e muitos mais pitorescos sketches.


Criação e Manipulação: Rui Sousa Produção: Marionetas Rui Sousa

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Lubbert

Inda Pereda  (Catalunha - Espanha)

60 Minutos I M/16


Antes que os jardins do Éden fossem pisados ​​por Adão e Eva, Deus tinha um plano ... Lubbert Dash, o primeiro esboço de um ser humano na Terra. Lubbert adora o seu jardim. Ele adora explorar mundos imaginários no seu jardim ... mundos imaginários com personagens grotescos ... situações loucas e imagens surreais no seu jardim encantador e absurdo. Lubbert não conhece fronteiras; na verdade, Lubbert não conhece a palavra. Espetáculo de comédia gestual inspirado na sua pintura favorita: "O Jardim das Delícias Terrenas" de Bosch.


Criação, Direcção e Execução: Inda Pereda Olhos externos: Flavia Bertram, Margherita Franceschi e Mariana Tucci Coreografia: Laura Obiols Figurino: Alba Gabarró Iluminação / design de som: Meritxell Pérez Design gráfico: Marc Ávila Fotografia: Justin P. Brown

Outras Actividades

01 a 10 de Outubro - Galeria Fórum da Maia

Exposição

Cartazes das 26 edições do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia


01 a 10 de Outubro - Exterior Fórum da Maia

Exposição

Cartazes da programação da 26º edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Informações

Bilheteira

Bilhete por espectáculo: € 5,00€

Passe Festival (acesso a todos os espectáculos): € 50,00€

Passe Fidelidade (acesso a três espetáculos no Grande Auditório): 12,00€


Locais de Venda:

Fórum da Maia: Segunda a Sexta-Feira das 09h00 das 12h30 e 14h00 das 17h30, e uma hora antes de cada espetáculo.

Unidade de Turismo: Todos os dias das 09h00 às 19h00
Biblioteca Municipal da Maia: Segunda-Feira das 18h00 às 22h30 e Terça-Feira a Sábado das 09h30 às 22h30
Bilheteira On-Line:
https://forummaia.bol.pt/


Informações adicionais:

- Todos os espetáculos com lugares sentados e lotação limitada, seguindo as orientações da DGS;

- Os lugares destinados à mobilidade reduzida apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais: Fórum da Maia, Biblioteca Municipal e Unidade de Turismo;

- Os Passes Festival e Fidelidade apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais: Fórum da Maia, Biblioteca Municipal e Unidade de Turismo;

- Grande Auditório: Após o início do espetáculo só é permitido o acesso ao balcão, não havendo lugar à devolução do valor do bilhete.

- Café Concerto: Após o inicio do espetáculo não é permitida a entrada na sala, não havendo lugar à devolução do valor do bilhete.


Contactos:

Câmara Municipal da Maia I Fórum Maia
Rua Eng.º Duarte Pacheco, 131, Maia
T. 00351 22 940 86 43
facebook.com/culturamaia
culturamaia.cm-maia.pt
infocultura@cm-maia.pt


Teatro Art'Imagem

T. 00351 222084014 I 917691753 I 910818719

teatroartimagem@teatroartimagem.org

www.teatroartimagem.org

facebook.com/teatroartimagem

Ficha Técnica

Promotor: Câmara Municipal da Maia, Pelouro da Cultura

Coordenação executiva: Sofia Barreiros

Assessoria e Gestão de Espaços: Conceição Couto, Carla Araújo e Vitor Silva

Gestão de Bilheteira: Conceição Ribeiro, Hélia Gonçalves e Paula Jesus

Apoio às Redes Sociais e Imprensa: Adriano Freire

Apoio Técnico Luz e Som: Nuno Marinho, Rui Sobral e Vasco Ferreira

 

Produção e Programação: Teatro Art´Imagem

Direcção Artística: José Leitão

Assistência de Programação: Daniela Pêgo e Sofia Leal

Direcção de Montagem: Pedro Carvalho

Direcção de Produção: Sofia Leal

Produção Executiva: Daniela Pêgo e Zé Pedro

Apoio à Produção: Flávio Hamilton, Pedro Leitão, Isabela Sá e Matilde Carvalho

Design Gráfico: Tiago Dias

Imagem Gráfica da autoria de: Yue Minjun

Música Original: Carlos Adolfo

Vídeo Promocional: André Rabaça

Fotografia: Nuno Ribeiro

Registo de Vídeo e Pós-Edição: LuisLima Production

Tradução Língua Gestual Portuguesa: Claúdia Braga

 

Coordenação Técnica: Wilma Moutinho

Técnico Electricista: João Branco

Técnicos de Luz: André Rabaça, Cláudia Valente e Luís Ribeiro

Técnicos de Som: Rodolfo Sá Pereira, João Monteiro e Bruno Boaro

Técnicos de Palco: Bruno Boaro e José Lopes

Share by: