27ª Edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

07 a 16 de Outubro 2022 - Fórum da Maia

A vigésima sétima edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (7 a 16 de outubro de 2022) trará ao seu público espetáculos de 22 companhias (5 portuguesas e 17 estrangeiras) de vários géneros cénicos, todos eles focados no potencial do "Humor" enquanto instrumento de análise e crítica social.

Vivemos um período de enorme incerteza política, social, económica e sanitária que impõe um especial sentido crítico aos cidadãos do planeta, sentido esse que o humor deve não só manifestar como estimular.

O FITCM, desde a sua primeira edição, tem procurado cumprir um objetivo, para nós fundamental: que o longo momento lúdico que o mesmo proporciona seja, em simultâneo, um momento de reflexão, de consciencialização e de intervenção.

Estou convencido que esta 27ª edição o cumprirá com o mesmo sucesso.

 

O Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, Mário Nuno Neves



O Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia (FITCMAIA) vai realizar a sua 27ª edição e decorre este ano de 7 a 16 de Outubro no centro da cidade da Maia, no Fórum e sua área exterior circundante. Uma organização da Câmara Municipal da Maia com programação, produção e direcção artística do Teatro Art´Imagem, como é habitual desde a sua primeira edição.

Durante estes 10 dias de Festival, serão apresentados 28 espectáculos diferentes, 10 no Grande Auditório do Fórum da Maia às 21h30, excepto no dia da abertura às 22h30; 3 no café-teatro do fórum às 23h00; 4 peças no exterior para todos os públicos às 16h00 aos sábados e domingos; 10 peças curtas no exterior para todos os públicos às 21h00 e 1 espectáculo de abertura às 21h30 também ao ar livre, estes de entrada gratuita.

Nesta edição estarão presentes 22 companhias, 5 portuguesas e 17 estrangeiras.

De Portugal: Safaneta clown (A Excêntrica; Safaneta e A Pessoa); Dani (Nougat); SejaDonoDoSeuNariz (Heart of Clown e Opereta a Duas Mãos); Teatro das Beiras (Corpsing) Eva Ribeiro Clown (A Cerimónia e Splash).

De  Espanha, 11 companhias, sendo, uma da Catalunha: Cia Caprina (Solo Eva); duas de Castela e Leão: Jesús Puebla Mimo (O Menor Espectáculo do Mondo e  Pinot) e Spasmo Teatro (Viaje al Centro del Cuerpo Humano); três da Galiza: Sarabela Teatro (Crónicas do Paraíso ); Matrioska Teatro (Comando Comadres) e A Panadaría (As que Limpan); três de Madrid: Fuera de Lugar (Go out Brothers); Yllana (Passport) e Centro Dramático Nacional (coprodução com A Panadaría); uma do País Basco:  Ameztu Antzerkia (Organik) e uma do País Valenciano: Cia Maria Andrés (Fràgil). Uma de França, Cia Rampante (Rococó), uma da Polónia Cia Pina Polar (A Vingança da Senhora Morcego), uma do Brasil, Cia Pé de Vento (Desajustada), uma da Argentina, Cia Jimena Cavalletti (Mecha Show You), uma do Chile, Pepe´Show (Surprise e os Tatistas "Nunca é Tarde") e finalmente uma da Colômbia Tchyminigagua (Chimizayaguas: aves ancestrales).

12 dos espectáculos dos espectáculos internacionais são estreias em Portugal (Chimizayaguas: Aves Ancestrales; Desajustada; Go out Brothers; Crónicas do Paraíso; Passport; O Menor Espectáculo do Mondo; Comando Comadres; Organik; Pinot,  As Que Limpan; Redes e Viaje al Centro del Cuerpo Humano).


Logo no primeiro dia, sexta-feira, 7 de Outubro, pelas 18h00, teremos, nas imediações do Fórum, junto à estação do metro, uma estranha personagem , que se diz fora de si e do seu contexto, a portuguesa "Safaneta Clown" (A Excêntrica) deambulando entre as pessoas que passam, numa espécie de prólogo do festival que às 21h30 frente a Câmara Municipal apresentará um insólito e garrido desfile teatral da companhia colombiana "Tchyminiguagua" (Chimizaya : Aves Ancestrales) com estranhos performers musicais que actuam em andas com patins e que, com os seus engraçados jogos e técnicas de agilidade e acrobacias, se propõem salvar os terráqueos do tédio em que vivem.

Termina o primeiro dia às 22h30 no Grande Auditório (GA) com os brasileiros da "Cia. Pé de Vento" (Desajustada) num mordaz solilóquio em que a actriz Vanderleia Will se transforma numa patética palhaça ridicularizando o seu (nosso) condicionado quotidiano, entre gags, truques, magias e ilusões. 

Pelas 16h00 de sábado dia 8, o palhaço português "Dáni"(Nougat) transportará a audiência numa viagem intergaláctica a procura de elefantes cor-de-rosa que afinal eram galinhas e jogavam as cartas, depois do trabalho na peixaria.

Às 21h00 será a vez de voltarem a ver "Safaneta", agora transfigurada numa engraçada clown e muito imprevisível.

Pelas 21h30 em palco estará a polaca "Cia. Pina Polar" (A Vingança da Senhora Morcego) numa incursão surrealista ao universo de Bat Lady, num registo clownesco com referências a Comédia dell'Arte e aos problemas das mudanças climáticas, quando um morcego descobre que o último mosquito, acabou de morrer e que ele vai morrer a fome. O que fazer, transformar-se em vampiro para sobreviver? 

Por fim às 23h00 no café-teatro veremos, vindo da Catalunha "Caprina" (Solo Eva) uma outra palhaça que se afirma contemporânea, com todas as costelas, sem Adão, o pecado original e sem maçã, mas dotada de tudo o que é preciso para redescobrir o Paraíso.

Domingo, dia 9 às 16h00 actuarão os madrilenos "Fuera de Lugar" (Go to Brothers), numa comédia, circo, clown e teatro gestual, onde dois irmãos vão contando em "gramelot", uma língua universal a partir do inglês, as histórias da família cuja pontualidade era a sua principal característica.

Pelas 21h00 é a vez de "SejaDonodoSeuNariz" (Heart of a Clown), onde a intérprete Catarina Mota, através de mímica, gesto e dança nos interpela, entre o poético e ironia, sobre a gentrificação e a escassez de condições de habitação decente para tantos excluídos. 

A última sessão da noite, às 21h30 "Sarabela Teatro" (Crónicas do Paraíso) deste grupo galego mostra-nos as peripécias de um funeral onde aristocratas doutros tempos velam um morto e como nessa noite se confunde vida e morte, comédia e drama, tudo ao ritmo de "blues" misturado com religião, bandidos, armas, sexo, dinheiro e sangue e onde aqui o crime compensa e ninguém morre...

Segunda dia 10, às 21h00, teremos a última presença de "Safaneta" (A Pessoa) onde a clown, num "stand up" intimista nos ensina algumas terapias e formas de accionar os nossos músculos faciais para mais facilmente podermos sorrir, rir e viver melhor.

Por fim, pelas 21h30 no GA subirá ao palco o grupo argentino, "Cia Jimena Cavalletti" (Mecha Show You), numa achega caricata a um programa de entretenimento de TV, onde uma mulher anti-depressiva, diva de outras épocas, extrema e terna, se dispõe a entregar a vida aos seus fiéis seguidores e ao mundo em prole da alegria universal.

Terça dia 11 pelas 21h00 volta à cena "SejaDonodoSeuNariz" (Opereta a duas Mãos), onde a "Maestrini Margaret" dirigirá o público numa autêntica opereta poética e divertida.

Terminamos às 21h30 com o "Teatro das Beiras" (Corpsing), num espectáculo meta-teatral, um conjunto de quatro peças, escritas pelo dramaturgo Peter Barnes, numa única representação absurdamente trágica e tragicamente absurda, num contraste dos opostos que afinal se combinam para nos fazer rir e pensar. 

Quarta 12 às 21h00 é a vez dos chilenos "Pepe´Show" (Surprise) que nos surpreenderão com uma caixa misteriosa prestes a explodir, libertando duas personagens peculiares que nos farão entrar em situações insólitas e picarescas e nos levarão a passar um bom e hilariante momento.

Às 21h30 é o momento de entrar em cena os madrilenos "Yllana" (Passport) com a sua costumada loucura humorística a que o público responde com sonoras gargalhadas, mostrando-nos as peripécias em que se tornam as viagens desta e de outras companhias pelo mundo fora, uma autêntica odisseia em aeroportos, estações de comboios, carrinhas e camionetas, numa comédia vertiginosa e burlesca, sem palavras, dirigida a todos os públicos.

Dia 13, quinta feira teremos às 21h00 os castelhanos "Jesús Puebla e Chari Gonzalez" (O Menor Espectáculo do Mondo) com 20 minutos envoltos em mágicas piruetas circenses com o Professor Notorius e sua assistente Madeleine, vindos de um salão parisiense do século XIX para nos assombrar com tão meticulosas e inesperadas acrobacias.

Pelas 21h30 apresentamos as artistas galegas da "Matrioshka" (Comando Comadres) que se preparam para a luta contra a prepotência e múltiplas manifestações patriarcais e que usarão todas as suas capacidades teatrais e artísticas através da utilização de várias linguagens e disciplinas teatrais, a comédia, a farsa, o burlesco, o riso de desprezo, a mofa, o escárnio ou a caricatura picaresca para conseguirem chegar a uma sociedade liberta, com igualdade de direitos e deveres sociais entre ambos os sexos e de um mundo justo e equilibrado.

Dia 14, sexta às 21h00 iniciaremos novamente com os chilenos "Pepe´Show" (Os Tatitas "Nunca é Tarde) agora nos mostrarão um casal de pensionistas que no Lar têm aulas de circo e resolvem formar uma parelha para realizarem espectáculos como profissionais.

Pelas 21h30 começarão os espanhóis "Spasmo Teatro" (Viaje Al Centro del Cuerpo Humano) que farão uma paródia da obra de Júlio Verne, deixando a Terra e situando-a no Corpo Humano, uma diversão cénica é trepidante,  cheia de gags humorísticos, truques, magia e efeitos especiais e inesperados onde os quatro actores utilizam todas as suas capacidades histriónicas para agradar aos espectadores que terão boas oportunidades para sorrir e gargalhar.

Às 23h00 será a vez de "Eva Ribeiro Clown" (A Cerimónia) que nos levará aos rituais da morte, da perda e das despedidas, uma homenagem às carpideiras, figuras ancestrais que nos ajudam, com os seus choros entre o patético e o trágico-cómico, no adeus aos nossos mortos.

Sábado dia 15, pelas 16h00 o grupo do País Vasco "Ameztu Antzerkia" (Organik) conta-nos a história do Sr. Natural, um bio-aventureiro de hortas e jardins, ama frutas e verduras, dá-lhes vida e voz, são como seres vivos que ama. Porém o seu lado obscuro, a sua sombra o Yoyo, surge das profundezas do seu estômago, guloso e cruel e quer a todo o custo comê-los. Como resolver este dilema, eis a questão.

Às 21h00 regressa "Jesús Puebla Mimo" (Pinot), agora como  empregado de limpeza de uma sala de teatro, sonhando ser a maior estrela. Pedirá a ajuda dos espectadores para o conseguir, porque só por ele tudo sai mal.

Pelas 21h30 no GA em cena estará a companhia galega "A Panadaría" (As Que Limpan) que nos levarão até um grande hotel de tudo incluído, que pode ser numa praia das Caraíbas ou do Algarve. As actrizes, serão as camareiras que limpam centenas de quartos que os turistas utilizam, num trabalho rotineiro e esgotante, precário e mal pago. Elas, estão fartas desta situação. Uma comédia mordaz e corrosiva, às vezes caricatural outras de fina ironia, uma premiada peça.

Termina a jornada as 23h00 com a valenciana "Cia Maria Andrés" (Fràgil), num show clownesco sobre a fragilidade da vida, do amor e do tempo que passa, entre a melancolia poética e não sendo.

Domingo 16, último dia do Festival, inicia-se às 16h00 com os franceses "Cia Rampante" (Rococó). Um casal vai-nos revelando várias facetas do seu dia a dia e de outras personagens numa peça humorística de vaudeville, utilizando várias técnicas teatrais, circo e manipulação de objectos.

Pelas 21h00 volta "Eva Ribeiro Clown" (Splash), agora numa comédia visual em que a actriz se banha numa banheira e onde não faltam surpresas e loucuras várias, por banhos nunca antes navegados.

Às 21h30 tem lugar a derradeira peça do Festival com os madrilenos "Emovere Teatro" (Redes). Desembarcado dum ovni aparece um homem decidido a mostrar-nos o caminho para conhecermos a sua verdade. De uma forte componente física, sonora, musical e efeitos visuais, perguntamo-nos no final se afinal a personagem fala dele ou de nós próprios?

Foram estes espectáculos e estas companhias as escolhidas para se  apresentarem neste singular e importante Festival que tem pretendido dar a conhecer, a um público alargado de espectadores, espectáculos diversos, que se fazem no presente em Portugal e no Mundo, que utilizam as diversas formas de humor de que se serve o Teatro Cómico para contar em palco as histórias desta nossa casa comum em que mora a humanidade, para nos fazer a rir e pensar, quando o que nos apetecia mesmo era chorar e desistir.

E, de que riem as pessoas? - perguntava um mestre das letras universais -, respondo eu, aproveitando as suas palavras e acrescentando outras: não apenas da alegria, da graça ou ironia, nós também rimos para exprimir alívio, exasperação, estoicismo, histeria, embaraço, medo, repulsa, revolta, apaziguamento, crueldade, maldade, fuga à realidade, desistência, cansaço, evasão e desconhecimento. E, por vezes nem rimos das melhores piadas, porque ao riso se permite completa liberdade, amplitude e complexidade. 

O Festival, a arte e o Teatro não se fazem para esquecer o estado do mundo em que hoje vivemos, tudo isso que nos preocupa estará nos palcos da Maia, porque nos encontramos para estarmos juntos e queremos que os cómicos nos tratem com inteligência e com as suas estórias exemplares nos permitam reflectir sobre o que é isso de existirmos como humanidade em demanda um sentido de vida comum.

Em cena estaremos todos nós, 

Os Bons, os Maus e os Vilões.

Bom Festival, Bom Teatro e Boa Vida.


José Leitão, Director Artístico do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia


Programação

07 de Outubro, Sexta-Feira

18h00 - Exterior do Fórum da Maia (Itinerante)

A Excêntrica

Safaneta Clown (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Um Ser fora do contexto

Um Ser da caixa.

Um Ser assim assim

Um Ser fora de qualquer coisa

Um Ser talvez fora de si.


Criação e Interpretação Tânia Safaneta Técnica de Som Vanessa Diniz Fotografia Município de S. João da Madeira - Hat Weekend

21h30 - Praça do Dr. José Vieira de Carvalho (Itinerante)

Chimizayaguas: aves ancestrales 

Tchyminigagua (Colômbia)

60 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


Este é o mais recente espetáculo festivo itinerante de Tchyminigagua, uma montagem de figurantes, parada e desfile teatral. Um espetáculo que integra atores e atrizes como performers musicais e andas sobre patins, exibindo a técnica criada e patenteada por Tchyminigagua. Dessa forma, poderemos ver a agilidade, velocidade, acrobacia e estética desta incrível invenção, num enredo construído em torno de personagens futuristas que desembarcam no nosso mundo, surpreendendo-nos com as suas imagens e música tropical ao vivo e salvando a humanidade das diferentes fontes de tédio, transformando-as em alegria.


Direcção Venus Silva e César Grande Interpretação César Grande, Mardelay Silva, Carlos Yepes, Javier García e Darwin Valencia

22h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Desajustada

Cia Pé de Vento Teatro (Brasil)

50 Minutos I M/14

ESTREIA EM PORTUGAL


"Desajustada" é um espetáculo cómico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, pitadas de magia, truques e pequenas ilusões colaboram para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico, mas sempre sob os domínios da atriz e palhaça Vanderleia Will.


Criação e performance Vanderleia Will/Cia Pé de Vento Teatro/SC Direcção Lily Curcio/Seres De Luz Teatro/SP Provocações Milena Moraes/Cia La Vaca/SC Concepção de Iluminação e Cenografia Eduardo Brasil Banda sonora original Eduardo Guimarães Figurino Dé Beirão Costureira Iraci Machado Goulart Identidade Visual Daniel Olivetto Assessoria de mágica Junior Pezzato e Diogo Alvares Filmagem e edição Ana Clara Amaral Fotos Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil Assessoria de imprensa Juliano Zanotelli Produção Vanderleia Will Realização Cia Pé de Vento Teatro

08 de Outubro, Sábado

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Nougat

Dáni  (Portugal)

60 Minutos I M/6 I Gratuito


Um espectáculo de Teatro Absurdo em que o Palhaço transporta a audiência numa viagem intergalática à procura dos elefantes Cor-de-Rosa que afinal eram galinhas e jogavam às cartas, depois do trabalho na peixaria. Nougat é uma exploração sobre o estar presente, estar disponível, brincar. Um espectáculo em que o Clown brinca, joga e partilha o palco com diversas pessoas da audiência. Cada espectáculo é completamente único. É um espectáculo que conecta a imaginação, o encontrar, a expectativa. Ser criança, não julgar, não ter ideias formadas ou opiniões. Ser livre de preconceitos. Ser honesto, ser ingénuo. Sempre a querer descobrir mais e mais. Inventar é a essência do espectáculo.


Direcção e Interpretação Dáni Olhar Externo Rui Ferreira Músico Alexandre Pedro Produção Ânia Pais Assistente de Produção Lucia Gama/Serena Tassone Ajuste de Figurinos Conceição Ferreira Apoios Fundação GDA, Chapitô, Infraestruturas de Portugal, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Junta de Freguesia da Misericórdia, Colombo Centro Comercial, Quiosques de Lisboa, Zirkus Mond Lisboa.

21h00 - Exterior do Fórum da Maia (Itinerante)

Safaneta

Safaneta Clown  (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


A clown mais louca e imprevisível vai andar pela rua. Humor espontâneo, quando menos esperarem.


Criação e Interpretação Tânia Safaneta Técnica de Som Vanessa Diniz Fotografia Luís Rodrigues

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

A Vingança da Senhora Morcego 

Cia Pina Polar (Polónia)

60 Minutos I M/12


“A vingança da Senhora Morcego” - é um teatro surrealista, onde o teatro físico encontra a arte contemporânea do palhaço. O espetáculo não só oferece um excelente divertimento, mas também se refere à situação geopolítica das nossas notícias diárias. A personagem principal é um morcego romântico, bastante solitário. Lentamente ele começa a ter fome e a comida não está lá. De repente descobre que o último mosquito acabou de morrer! Isto move a ação cénica. Aqui está uma das maiores referências à Commedia dell'Arte. Arlequim sofrendo de fome. É aqui também que começa a ação, que passa por várias etapas até chegar às histórias de vampiros. Talvez a única forma de sobreviver seja tornar-se um vampiro? Ou será possível uma solução livre de crueldade? Sim! Claro, afinal ela é uma palhaça e tudo é possível no seu mundo. No mundo de Bat Lady.


Direcção Ferruccio Cainero Interpretação Pina Polar - Joanna Sakowicz Autores Joanna Sakowicz e Ferruccio Cainero Cenografia Jorge Costa, Joanna Sakowicz e Ferruccio Cainero Figurinos Rosa Maria Cruz, Academia de Teatro Tin.Bra e Joanna Sakowicz Desenho de Luz Francisco Machado e Rui Costa Desenho de Som Joanna Sakowicz

23h00 - Café Teatro do Fórum da Maia

Solo Eva 

Caprina (Catalunha-Espanha)

60 Minutos I M/6


Esta Palhaça hoje é Eva. Uma Eva do dia a dia e contemporânea. De carne e osso e com as suas próprias costelas. Sem pecado original e maçã mordida. Sem Adão e com Pio (o seu anel de Liberdade). Esta Eva vai mostrar-nos o seu quotidiano – que é também o de todas – e nos brindará com a oportunidade de fazer uma leitura genuína do acto de “morder a maçã”, para, a partir daí, nomear o inusitado, renomear-se e, juntas, redescobrir o Paraíso. 


Criação, Direcção e Interpretação Isabel Morera Olhar externo Alba Sarraute Cenografia Miguel Ángel Morales Guarda-roupa Cabra Fotografia Eulàlia Prat, Paula Fuentes Projecto de Iluminação Sandra Caballero Vídeo Julian Waisbord Inspiração Musical Charles Chaplin

09 de Outubro, Domingo

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Go out Brothers 

Fuera de Lugar (Madrid-Espanha)

60 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


“Go out Brothers” é um espetáculo de comédia, circo e clown. Representado com a linguagem do gesto e contando com a linguagem internacional do gramelot, fingindo falar inglês. Os seus excêntricos protagonistas são filhos de uma família com longa história no mundo do circo. Juntos, eles mostrarão a sua principal característica, a "pontualidade". Quando o espetáculo começar, eles perceberão que ainda faltam cinco minutos para começar... Esse tempo de espera vai se tornar um jogo cheio de magia, coreografia, circo e, acima de tudo, muito humor entre eles e o público presente.


Direcção Carles Castillo Interpretação Mariano Rabadán e Yago García Adaptação Fuera do Lugar Cenário e Figurinos Fuera do lugar Iluminação Marta Cacho Coreografia Concha Quintan Fotografia Eladio Verdú Vídeo Micha Fernandez

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Heart of a Clown 

SejaDonodoSeuNariz (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Performance de Clown que junta as técnicas do clown com a dança e movimento. Espectáculo visual sem palavras, onde a figura e linguagem do palhaço é essencial. Partindo de questões como a gentrificação e a falta de abrigo presentes na nossa sociedade, demos início a esta pesquisa. Assim nasceu esta casa-gaiola-abrigo onde afinal bate um coração de Palhaço.


Criação e Interpretação Catarina Mota Criação e Coreografia Outi Valanto

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Crónicas do Paraíso 

Sarabela Teatro (Galiza-Espanha)

70 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL

Espectáculo com interpretação em Lingua Gestual Portuguesa


Madame de Nancy, Clarina e Xan Dorne viajam para o funeral de Madame de Quelven acompanhados pelo clérigo Sochantre. Durante a noite que passam juntos, a morte confunde-se com a vida e o drama com a comédia. O funeral de Madame de Quelven contextualiza um universo itinerante povoado por bandidos, armas, sexo, dinheiro e sangue. Ao ritmo de blues o crime compensa, porque o dinheiro compra tudo, até a própria morte. Nas "Crônicas do Paraíso" ninguém morre, talvez porque estejam todos mortos ou porque o verdadeiro bandido, o poderoso, o socialmente invejado, isso, ainda está eternamente vivo. 


Criação e Direcção Gonçalo Guerreiro Adaptação/Versão Fernando Dacosta Interpretação Fina Calleja, Sabela Gago, Fernando Dacosta, Fran Lareu, Elena Seijo Cenografia Gonçalo Guerreiro/Carolo Losada Iluminação Baltasar Patiño Figurino Tegra Vázquez Carpentier/Lele Martínez Maquilhagem e Caracterização Sarabela Teatro Projeto Gráfico Expresiva AL Fotografia V Gravid Vegid Vegid Carpentier Produção Artística e Financeira Carlos Domínguez Del Río Técnicos de Cena Rubén Dobaño e JM Bayón

10 de Outubro, Segunda-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

A Pessoa 

Safaneta Clown (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Espetáculo de stand up comedy intimista com momentos de improviso já testados em outros ser humanos. Indicações Terapêuticas: o simples acto de sorrir mobiliza diversos músculos faciais, denominados músculos da mímica facial - o riso. A Cura pela Alegria: o riso estimula a secreção de endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de bem estar.


Criação e Interpretação Tânia Safaneta Técnica de Som Vanessa Diniz Fotografia Rita Rica

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Mecha Show You 

Cia Jimena Cavalletti (Argentina/Espanha)

55 Minutos I M/12


Um programa televisivo de entretenimento. "Mecha" está aqui para te ajudar. Uma mulher antidepressiva, extrema, rockeiramente terna, uma diva de diferentes épocas dividindo o insólito com seus fiéis companheiros: uma bateria, um telefone e o sucesso. Esta mulher está disposta a entregar a sua vida pela alegria universal. “Mecha Show You” vai do humor à parvoíce máxima. Fala sobre o sucesso e o fracasso. O peso que tem nas nossas vidas a constante aprovação exterior. É sobre estarmos constantemente preocupados em triunfar, como se essa fosse a única condição possível de partilhar a existência com outras pessoas. Mas... e as frustrações fora do ar, escondidas, em off? Tanta pressão acende o pavio e explode!

 
Criação Jimena Cavalletti Direcção Gorka Ganso e Carolin Obin Interpretação Jimena Cavalletti Direcção de Actores Laia Sales Produção Estética e Fotografia Nerea Coll Música Original Daniel Maldonado Sam Cenografia Alberto Vidal e Woodyloop Arranjos de Figurinos Laia Gimeno Design Gráfico Shakti Olaizola Vídeo Zigor Ayarza Martin Apoios Claudia Zucheratto, Ignacio Repetto, Haydee Banales, Mar Marcos, Elena Donzel e Beatriz Sánchez

11 de Outubro, Terça-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Opereta a duas mãos 

SejaDonodoSeuNariz (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Mãoestrini Margaret vem para orquestrar a sua opereta a duas mãos. Depois de alguns percalços somos levados através das suas mãos com grande personalidade até um universo poético e divertido.


Criação e Interpretação Catarina Mota

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Corpsing

Teatro das Beiras (Portugal)

90 Minutos I M/12

Espectáculo com interpretação em Lingua Gestual Portuguesa


Corpsing (1996), é nome genérico do espectáculo que inclui um conjunto de quatro curtas peças num acto: “O humor ajuda”; “À espera de um autocarro”; “Exercícios de representação” e “Últimas cenas”. Um jogo meta-teatral ancorado no contraste dos opostos que simultaneamente combinam “o absurdamente trágico e o tragicamente absurdo”.


Texto Peter Barnes Tradução Susana Gouveia Encenação Gil Salgueiro Nave Interpretação Sílvia Morais, Tiago Moreira e Victor Santos Cenografia, Figurinos e Cartaz Luís Mouro Canção e Sonoplastia Helder Filipe  Gonçalves Desenho de Luz Fernando Sena Operação de Luz e Som Hâmbar de Sousa Produção Celina Gonçalves Vídeo Promocional e Fotografias Ovelha Eléctrica

12 de Outubro, Quarta-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Surprise

Pepe’Show (Chile)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Uma caixa misteriosa cheia de surpresas está prestes a explodir, libertando duas personagens particulares, que vão aproveitar esta oportunidade para surpreender o público, tornando-o parte das situações mais divertidas e loucas.


Criação e Interpretação Javier Gómez e María Jara

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Passport

Producciones Yllana  (Madrid-Espanha)

90 Minutos I M/6

ESTREIA EM PORTUGAL


Yllana tem viajado internacionalmente por grande parte da sua existência e, durante todas essas viagens, surgiram inúmeras anedotas hilariantes que queríamos apresentar num espectáculo. PASSPORT é uma homenagem às companhias de teatro e às suas divertidas aventuras ao redor do mundo. Com sketches de outros espetáculos e novos, em PASSPORT, quatro comediantes levam-nos numa viagem delirante pelos cinco continentes, além de retratar de maneira louca, as mil e uma anedotas nas suas odisseias em aeroportos, estações de comboio, carrinhas... Uma comédia vertiginosa sem palavras para todos os públicos!


Ideia Original Yllana Direcção Artística Fidel Fernández Interpretação César Maroto, Rubén Hernández, Susana Cortés, Edu Ferres Desenho de Luz Paco Rapado Operação de Luz Luís Garbayo Efeitos Sonoros Luis López de Segovia Aderecista Gonzalo Gatica Figurinos Tatiana de Sarabia Cenografia Tatiana de Sarabia e Ismael García Comunicação e Imprensa Rosa Arroyo , María Crespo e Alicia Suela Design Gráfico Daniel Vilaplana Foto Júlio Moya Produção Mabel Caínzos e Fran Álvarez Logística em turnê Mónica González Recrutamento Internacional Daniela Scarabino Produtor Executivo Marcos Ottone

13 de Outubro, Quinta-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

O menor espetáculo do mondo 

Jesús Puebla e Chari González (Castela e Leão-Espanha)

20 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


Directamente do século XIX, o professor Notorius e sua assistente Madeleine trazem-nos a apresentação do menor espetáculo do mundo, apenas para olhares ávidos de circo. 20 minutos envoltos em mágicas piruetas circenses, executadas com mestria pelo grande Professor Notorius e sua equipe circense.


Direcção Jesús Puebla e Chari González Efeitos de magia Oscar Escalante Ilustrações Sergio Sánchez Fotografia Amancio Álvarez Figurinos Jesús Puebla e Chari González Desenho cenográfico Jesús Puebla Cenografia, adereços Jesús Puebla e Chari González Luz e Som Jesús Puebla e Chari González

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Comando Comadres 

Matrioshka Teatro (Galiza-Espanha)

70 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL


Um grupo de artistas organizado em diferentes comandos, colocam em evidencia as múltiplas manifestações de violência patriarcal e questionam a persistência dos seus valores no pensamento hegemônico atual e na gestão degenerativa dos recursos naturais. Os comandos são definidos como pequenas unidades ativistas preparadas para as ordens mais perigosas: realizar ataques em território inimigo para esclarecer injustiça e voltar airosas da missão. São células lutadoras de estratégias imprevisíveis e pessoas irreverentes que estão a criar uma rede de Comandos em todo o mundo focados na importância da igualdade de direitos e deveres sociais entre ambos os sexos tanto na esfera pública como na privada, do cuidado de ecossistemas saudáveis ​​e equilibrados, bem como os afetos com os quais queremos criar laços de irmandade e empatia, e com os quais cedemos homenagem a todas as heroínas da vida cotidiana: senhoras silenciadas, perseguidas, queimadas, torturadas, ao conhecimento invisível e à história oculta do nosso passado.


Interpretação Chelo do Rejo, Mª Ángeles Iglesias e Anabell Gago Direcção a Dramaturgia Gena Baamonde Autores do Texto Original Gena Baamonde, Mª Ángeles Iglesias e Matrioshka Teatro (Chelo do Rejo, Lorena Conde e Anabell Gago) Produção Matrioshka Teatro e Artefeito Producións S.C.G. Teatro Assitente de Movimento Cénico Andrea Quintana Manifesto Comando Mazá Ana Cabaleiro Música Original Mónica de Nut Desenho de Figurino Gena Baamonde Desenho de Luz e Direcção Técnica Octavio Mas Desenho do Espaço Cénico e Adereços Gena Baamonde

14 de Outubro, Sexta-Feira

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Os Tatitas "Nunca é tarde" 

Pepe’Show (Chile)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Depois de umas aulas de circo feitas num lar de idosos, Maria e Alberto, apaixonam-se por esta maravilhosa arte começando uma nova dupla de artistas.


Criação e Interpretação Javier Gómez e María Jara

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Viaje al Centro del Cuerpo Humano

Spasmo Teatro (Castela e Leão-Espanha)

60 Minutos I M/6

ESTREIA EM PORTUGAL


E se fossemos pequenos o suficiente para entrar numa pessoa e viver uma aventura incrível enquanto aprendemos? Bem-vindo a uma viagem extraordinária através do nosso corpo em que vamos mergulhar para que saiba como funciona o seu incrível circuito interior, por onde flui a vida. Um espectáculo com uma clara vocação didáctica misturada com o melhor humor do Spasmo e sob a direcção de Ángel Calvente.


Autor Spasmo Teatro e Ángel Calvente Direcção Ángel Calvente Interpretação Isaac Tapia, Vicente Martín, Álvaro Sánchez e José Gabriel Sánchez. Produção Spasmo Teatro Coprodutor Fundación Salamanca Ciudad de Cultura e Saberes

23h00 - Café Teatro do Fórum da Maia

A Cerimónia 

Eva Ribeiro Clown (Portugal)

50 Minutos I M/12


Uma obra sobre a beleza do adeus e dos rituais que nos unem com a natureza e com os seus ciclos. A fragilidade da vida cuidadosamente celebrada em homenagem. Um convite à cumplicidade, a viajar no universo desta figura misteriosa que nos chega dos princípios dos tempos e carrega consigo o fardo da humanidade. Morte. Renascimento. Celebração. Uma homenagem às carpideiras. Figuras ancestrais que desde civilizações antigas choram os mortos , ajudando à passagem das almas da terra para os céus. 


Criação e Interpretação Eva Ribeiro Direcção Tom Roos iluminação Rafaela Santos Ilustrações Alowies Fotografia Ciclope Photo

15 de Outubro, Sábado

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Organik

Ameztu Antzerkia  (Pais Basco-Espanha)

50 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


O Sr. Natural, valente e compassivo bio-aventureiro do pomar e jardim, ama as frutas e verduras, dá-lhes vida e voz: elas querem ser cuidadas e amadas, são seres vivos, são o esplendor da beleza do mundo. O seu lado obscuro, a sua sombra "Yoyo" surge das profundezas do seu estômago: que é guloso e cruel. O seu apetite voraz quer domesticar e escravizar a vida, pois acredita estar acima do mundo vegetal, na sua opinião, um mundo sem direitos. Sr. Natural abraça a sua sombra, liberta as suas virtudes e cria um universo de amor incondicional para todos os tipos de vida. Porque amar a natureza é convertermo-nos nela.


Autor Emilio Fernández de Pinedo e Deiviz Ameztu Direcção Emilio Fernández de Pinedo Interpretação David Gutiérrez Figurinos Esther Villar Construção de bonecos e objectos Ariel García Cenografia e Design Emilio Fernández de Pinedo e David Gutiérrez Cenografia Ariel García e Jose Antonio Larrrauri (Larr) Fotografia e layout Mikel Rivera Vídeo Ciro Izurrategi (Shu Ha Producciones)

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Pinot

Jesús Puebla Mimo (Castela e Leão-Espanha)

20 Minutos I M/6 I Gratuito

ESTREIA EM PORTUGAL


Pinot é um empregado de limpeza de um teatro que tenta por todos os meios converter-se numa estrela. Tudo acaba por sair mal até que, com a ajuda do público, acaba por conseguir criar a sua grande obra.


Direcção e Interpetação Jesús Puebla Som Chari González

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

As que Limpan 

A Panadaría/Centro Dramático Nacional (Galiza e Madrid-Espanha)

80 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL


Prémio do Público da Mostra de Teatro Galego de Cariño

Prémio de Melhor Espectáculo de Sala na Feira de Teatro de Ciudad Rodrigo


Uma placa pendurada na maçaneta da sala. "Por favor, arrume o quarto." Ao voltar da praia, as camas feitas, as toalhas limpas e a casa de banho impecável. São "as que limpam", as invisíveis que carregam nas costas um sistema de turismo precário. Assim, elas falam a limpo sobre a luta organizada das camareiras de hotel para conquistar direitos trabalhistas e sociais justos. Diante delas, a ganância voraz dos donos das redes hoteleiras. Neste novo espetáculo, as fundadoras de A Panadaría fazem as seguintes perguntas: é possível revalorizar esta obra e separá-la do género? Existe um turismo sustentável? Quem limpa a casa da empregada de limpeza? Um espetáculo que não fala apenas das trabalhadoras de limpeza, fala das mulheres e do chão molhado que pisamos todos os dias.


Criação, texto, direcção e interpretação Areta Bolado, Noelia Castro e Ailén Kendelman Apoio dramatúrgico Paula Carballeira Música Original Ailén Kendelman Caracterização e Figurinos Esther Quintas Costureiras Beatriz Novas e Marta Ferrer Cenografia Beatriz de Veja Assistente de Cenografia Daniela Rodas Iluminação Del Ruíz Assessoria Linguística Rosa Moledo Assessoria de Movimento Clara Ferrão Olho Externo Sara Rodríguez Produção Ailén Kendelman Assistente de Produção e Documentação Celina F. Ponte

23h00 - Café Teatro do Fórum da Maia

Fràgil

Cia Maria Andrés (Valência-Espanha)

50 Minutos I M/12


Caia e levante-se.

Cair e levantar.

Cair e levantar.

E, no meio de tudo isso, continuar a sonhar, continuar brincar e, acima de tudo, continuar a rir de nós mesmos.

Porque, entre o outono e o outono, quem não se apaixona?


Criação, Texto, Dramaturgia e interpretação Maria Andrés Olhar Externo Arturo Martin e Gemma Taberner

16 de Outubro, Domingo

16h00 - Exterior do Fórum da Maia

Rococó

Compañía Rampante (França)

45 Minutos I M/6 I Gratuito


Num espaço humano, dois personagens vão, pouco a pouco, revelando facetas diferentes para entrar no assunto e compartilhar connosco todo o seu dia-a-dia, a sua intimidade e a sua vulnerabilidade. Sem perder o humor, esta dupla convida-nos, através de várias técnicas do circo ou vaudeville, a um universo cheio de identidade onde a multiplicidade de personalidades e as idas e vindas nas relações são comuns. Graças à maleabilidade destes artistas, o humor, o circo, a manipulação de objetos e outras técnicas de teatro misturam-se para dar vida a uma número de situações e personagens que nunca deixam de surpreender. Uma homenagem a todas as facetas do ator de circo e o seu empenho para que o espetáculo continue sempre.


Ideia Original Cia Rampante Interpretação Florencia Caro, Luciano Facundo Ranieri Figurinos Vestiários Almendra e Limón Store

21h00 - Exterior do Fórum da Maia

Splash

Eva Ribeiro Clown (Portugal)

20 Minutos I M/6 I Gratuito


Neste divertido espetáculo de comédia visual assistimos a um invulgar e cómico banho de banheira, onde não faltam surpresas e hilariantes momentos de loucura clownesca. Carolina Lalala é uma mulher de hábitos especiais… Gosta de tomar o seu banho de banheira com borbulhas de champanhe e sais minerais. Um número que promete levar-nos por banhos nunca antes navegados!


Criação e Interpretação Eva Ribeiro clown Assistência Técnica Rafa Santos

21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia

Redes

Emovere Teatro (Madrid-Espanha)

60 Minutos I M/12

ESTREIA EM PORTUGAL


Um ser desconhecido que vem de um objeto não identificado e de um lugar incerto, vem mostrar o caminho para enfrentar "a verdade", a história de um humano qualquer, com as suas necessidades, os seus desejos, sonhos e seus interesses vitais como um espelho da vida de cada um de nós. Que sensações surgem quando vemos face a face a nossa realidade? Somos donos dos nossos próprios desejos? Somos donos dos nossos sonhos? Somos realmente o que dizemos ser? O que acontecerá quando percebermos que estamos presos por fios invisíveis? O que acontecerá quando quisermos cortar esses fios?


Direcção José Piris Interpretação José Luis Montiel Ajudante de direcção Camila Viyuela Desenho de luz Ángel Cantizani Desenho de som David Roldán Oru Cenografía e Figurinos Paloma De Alba Desenho gráfico Mario Ruz Marionetas Emilio Samino Adereços Helena Argüello

Outras Actividades

07 a 16 de Outubro - Galeria Fórum da Maia

Exposição

Cartazes das 27 edições do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia


01 a 10 de Outubro - Exterior Fórum da Maia

Exposição

Cartazes da programação da 27º edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

Informações

Bilheteira

Bilhete por espectáculo: € 5,00€

Passe Festival (acesso a todos os espectáculos): € 50,00€

Passe Fidelidade (acesso a três espetáculos no Grande Auditório): 12,00€


Locais de Venda:

Fórum da Maia: Segunda a Sexta-Feira das 09h00 das 12h30 e 14h00 das 17h30, e uma hora antes de cada espetáculo.

Unidade de Turismo: Todos os dias das 09h00 às 19h00
Biblioteca Municipal da Maia: Segunda-Feira das 18h00 às 22h30 e Terça-Feira a Sábado das 09h30 às 22h30
Bilheteira On-Line:
https://forummaia.bol.pt/


Informações adicionais:

- Os lugares destinados à mobilidade reduzida apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais: Fórum da Maia, Biblioteca Municipal e Unidade de Turismo;

- Os Passes Festival e Fidelidade apenas podem ser adquiridos nas bilheteiras locais: Fórum da Maia, Biblioteca Municipal e Unidade de Turismo;

- Grande Auditório: Após o início do espetáculo só é permitido o acesso ao balcão, não havendo lugar à devolução do valor do bilhete.


Contactos:

Câmara Municipal da Maia I Fórum Maia
Rua Eng.º Duarte Pacheco, 131, Maia
T. 00351 22 940 86 43
facebook.com/culturamaia
culturamaia.cm-maia.pt
infocultura@cm-maia.pt


Teatro Art'Imagem

T. 00351 222084014 I 917691753 I 910818719

teatroartimagem@teatroartimagem.org

www.teatroartimagem.org

facebook.com/teatroartimagem

Ficha Técnica

Promotor: Câmara Municipal da Maia, Pelouro da Cultura

Coordenação executiva: Sofia Barreiros

Assessoria e Gestão de Espaços: Conceição Couto, Carla Araújo e Vitor Silva

Gestão de Bilheteira: Conceição Ribeiro, Hélia Gonçalves e Paula Jesus

Apoio às Redes Sociais e Imprensa: Adriano Freire

Apoio Técnico Luz e Som: Nuno Marinho, Rui Sobral e Vasco Ferreira

 

Produção e Programação: Teatro Art´Imagem

Direcção Artística: José Leitão

Assistência de Programação: Daniela Pêgo

Apoio à Programação: Sofia Leal

Direcção de Montagem: Pedro Carvalho

Direcção de Produção: Sofia Leal

Produção Executiva: Daniela Pêgo e Zé Pedro

Apoio à Produção: Flávio Hamilton e Pedro Leitão

Design Gráfico: Tiago Dias

Imagem Gráfica da autoria de: Konstantin-Somov (1907)

Música Original: Carlos Adolfo

Vídeo Promocional: André Rabaça

Fotografia: Nuno Ribeiro

Registo de Vídeo e Pós-Edição: LuisLima Production

Tradução Língua Gestual Portuguesa: Claúdia Braga

 

Coordenação Técnica: Wilma Moutinho

Técnico Electricista: João Branco

Técnicos de Luz: André Rabaça, Luís Ribeiro, Ricardo Pinto, Cláudia Valente e Cajó Viegas

Técnicos de Som: Artur Pinheiro e Francisco Monteiro

Técnicos de Palco: José Lopes Pedro Leitão


Share by: